DE BUAKASA GERARD
TULU KIA MPANSU
Sociólogo,Universidade de Montreal,Canada
A tradição kongo tem várias referências identitárias. Quanto ao conceito de família, existe vários níveis: luvila, Kanda, vumu, ngudi e Nzo.
Luvila (clã). Consideremos um exemplo: se um Kongo vai para outra aldeia kongo, onde ele não conhece alguém, para pedir uma mulher com fins de casamento, não se pode evitar a questão de sua luvila. O termo luvila, que pode ser traduzido pela palavra "clã", um espaço designado - a maior parte teórica - membro da família definida como uma entidade de base, uma personalidade jurídica, incluindo vínculos pessoais PASSADO, PRESENTE E FUTURO conectado,eles compartilham a mesma vida de descendência matrilinear de um ancestral comum em algum lugar, originalmente no início da época da fundação da sociedade, clã. O espaço delimitado reúne homens e mulheres que não podem se casar porque eles terão o mesmo nome, porque eles são um luvila mesmo dentro da comunidade étnica.
No entanto, esse pessoal não pode saber. Muito tempo depois da fundação da sua luvila que, depois de memória mitológica remonta,ao tempo da fundação do Reino do Kongo, a sua pertença comum tornou-se vago e que não vivem mais juntos. Sao disseminadas em várias aldeias e centros urbanos. Então, somente o nome da sua luvila, história e especialmente a memória referências mitológicas permanece a sua identidade. As comemorações das festas e de funerais, proporciona a oportunidade de apresentar-se após um ritual dado a cada pessoa interpelada ,cada pessoa cuida de seu nome e recusa-se a recordar alguns fatos alto negativos na história, com a arte oratória.No luvila o orgulho e a arrogância são parte, mesmo que a congregação já sabe que o alto-falante. O luvila é um rótulo, marca, uma marca que o leva a dizer que ele afirma ser. Ele fornece um quadro geral de pertença.
Kanda linhagem (). vumu (útero) e ngudi (mãe). No interior de cada luvila existe vários níveis ou círculos de parentesco famílial. Muitas vezes falamos de três: 1) O primeiro é o nível mais amplo,o Kanda (Makanda plural. linhagem), que inclui as pessoas se referem a um ancestral comum na luvila. Mas isso ainda é tão ancestral remoto que pode servir como referência para organizar e gerir as relações da assistência mútua necessária. 2) O vumu(útero) nível seguinte, que reúne ,os remete para um ancestral comum, uma kanda e viver uma vida em comum onde a idéia da família é uma realidade, com a solidariedade moral ,emocional e obrigatório e é uma responsabilidade recíproca de todos. 3) Depois, o nível de ngudi (mãe) é uma subdivisão do vumu aonde a vida é organizada e gerida em torno de um antepassado directo e um ancião em vida de forma responsável.( A seguir)
Tradução : Miguel Zenguele