Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Novas infra-estruturas sanitárias serão construidas este ano em Ambuila

Publicado por Muana Damba activado 11 Enero 2012, 13:11pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 Novo hospital da Damba

 

Uíge - Novas infra-estruturas sanitárias vão ser edificadas, no primeiro trimestre do presente ano, na comuna de Quipedro (Ambuila), anunciou à Angop hoje, o chefe da Repartição Municipal de Saúde de Ambuila, Kieto Massala Pedro.
 
Constam das infra-estruturas a serem edificadas, uma maternidade, um centro médico e quatro novos postos de saúde, com vista a proporcionar melhores assistência médica e medicamentosa à população.
 
Em declarações hoje à Angop, o responsável disse que a comuna de Quipedro, a 97 quilómetros a oeste da sede municipal de Ambuila, possui apenas um posto de saúde, o que tem sido insuficiente para o melhor atendimento à demanda dos pacientes.  
 
Kieto Massala Pedro avançou que o programa de construção de novas infra-estruturas sanitárias para o presente ano é extensivo para todas localidades do município de Ambuila, principalmente nas aldeias com maior concentração populacional, por formas facilitar as condições de assistência dos vários pacientes que precisam dos serviços de saúde.
 
Outra preocupação que merecerá maior atenção durante o período, disse o técnico, consiste no aumento para 50 novos enfermeiros na comuna, com vista a assegurarem o funcionamento adequado das unidades sanitárias, visto que nos últimos dias tem se verificado a evacuação para o hospital municipal ou provincial de dezenas de pacientes em estado grave.
 
Lamentou o estado avançado de degradação das principais vias de acesso para a comuna do Quipedro, facto que tem vindo a dificultar a circulação condigna dos cidadãos, fundamentalmente a transferência dos pacientes em estado grave.
 
Como disse, devido ao mau estado da estrada, muitos doentes morrem durante o percurso devido a demora na chegada ao hospital, uma vez que a distância que separa a comuna dos municípios de Ambuila e Nambuangongo na província do Bengo é enorme.
 
Manifestou-se preocupado com o índice da malária que se tem verificado no seio da população, tendo aconselhado os habitantes a dormirem constantemente debaixo de mosquiteiros tratados com insecticidas, por formas a se evitar a picada de mosquitos que possa transmitir a doença.
 
A Repartição Municipal já requisitou mais de quatro mil mosquiteiros que serão distribuídos à população nos próximos dias, garantiu, apelando a população a queimar o lixo, manter a higiene pessoal nos quintais, não acumular charcos, desmatar as árvores aos arredores de residências como medidas de prevenção contras várias doenças.
 
Solicitou a colaboração e a participação de todos membros da sociedade, na concretização das várias tarefas agendas pelo governo e que visam proporcionar o desenvolvimento da região e o bem estar social da população.
 
O sector de saúde no município de Ambuila, situado a cerca de 104 quilómetros a oeste da cidade capital da província do Uíge, possui um Centro de Saúde de referência na sede do município, sete postos médicos distribuídos nas diversas regedorias e aldeias, funcionando com mais de 54 enfermeiros entre técnicos médios e básicos.
 
O município de Ambuila é composto por uma comuna, Quipedro, e 53 aldeias. Tem uma população estimada em cerca de 88 mil 542 habitantes, na sua maioria camponesa que se dedica essencialmente à produção da mandioca, amendoim, batata doce, feijão, milho, banana, laranja, tangerinas, abacaxis, café, cana de açúcar, abóbora, inhame, horticulturas e outros.
                                                               
                                                                                                                  Angop

 

Archivos

Ultimos Posts