Overblog Seguir este blog
Edit page Administration Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Breve histórico da Universidade Kimpa Vita (UNIKIV)

Publicado por Muana Damba

Etiquetas: #Fragmentos históricos do Uíge.

Breve histórico da Universidade Kimpa Vita (UNIKIV)

O surgimento de uma instituição superior sucedeu com a abertura do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Lubango na Província da Huila pelo Ministro da Educação. O centro Universitário do Uíge nasceu no circuito da Universidade Agostinho Neto. Com a vinda dos primeiros Directores (Decanos) do ISCED, instituiu-se na província do Uíge o processo de Ensino à Distância. Assim sendo, a Província do Uíge foi contemplada com a indicação de um Coordenador. No Uige, os primeiros estudantes iniciaram no ano académico de 1983/84. Mais tarde, por motivos de carência de recursos humanos (docentes), materiais e financeiras, enfraqueceu este processo.

Em Agosto de 1997, foi inaugurado o CENTRO UNIVERSITÁRIO DO UÍGE por Sua Excelência Ministro da Educação Dr. António Burity da Silva Neto na presença do Excelentíssimo Sr. Ex-Governador Serafim Cananito Alexandre, o Professor Doutor Carlos Diakanmwa, então Vice-Reitor e Representante da Reitoria da UAN e sob olhar do Professor Doutor Eduardo Augusto Kambua, ex-Decano do ISCED.

Em Dezembro de 1997, deu-se início do ano Académico com os Cursos de Psicologia e Pedagogia.

A criação de uma Universidade na VIIª Região Académica é parte do projecto político do Executivo angolano sob orientação do Presidente da República, o Eng.º José Eduardo dos Santos, apresentado em proposta da Secretaria de Estado para o Ensino Superior. A Universidade KIMPA VITA (UNIKIVI), foi fundada pelo decreto-lei n° 7/09, de 12 de Maio de 2009 aprovado pelo Conselho de Ministros. Com este novo facto foram agregadas as instituições de ensino superior então existentes nas províncias do Uige e do Kwanza-Norte.

A UNIKIVI é, nos termos da Lei e do seu Estatuto, uma pessoa colectiva de direito público, dotado de autonomia estatutária, científica, pedagógica, administrativa, financeira e disciplinar, destinada à formação de quadros superiores nos diversos ramos do saber.

A UNIKIVI garante a liberdade de criação científica, cultural e tecnológica, numa perspectiva de respeito e promoção da pessoa humana, da comunidade e do ambiente; assegura a pluralidade e livre expressão de opiniões; promove a participação de todos os corpos universitários na vida académica comum e assegura métodos de gestão democrática pelo exercício da eleição directa de representantes, como expressão maior daquela participação.

No âmbito da sua autonomia, a UNIKIVI pode realizar acções comuns com outras entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras.

A UNIKIVI, pode por si ou por intermédio das suas unidades orgânicas, criar e participar em associações ou empresas com ou sem fins lucrativos, desde que as suas actividades estejam em conformidade com as disposições legais vigentes.

Escolas e Faculdades na UNIKIVI

Província do Uige

Grau de Licenciatura

  • Faculdade de Direito
  • Faculdade de Economia
  • Escola Superior Politécnica do Uige
    1. Contabilidade de Gestão (com nível de Licenciatura)
    2. Enfermagem
    3. Engenharia Informática
    4. Agronomia
    5. Veterinária
    6. Economia

Província do Kwanza Norte

Grau de Bacharelato

Escola Superior do Kwanza Norte

  1. Contabilidade de Gestão
  2. Informática de Gestão
  3. Administração de Gestão
  4. Análises Clínicas (Com nível de Licenciatura)
Breve histórico da Universidade Kimpa Vita (UNIKIV)

Archivos

Ultimos Posts