Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Juventude precisa de fortalecer o espírito patriótico

Publicado por Muana Damba activado 12 Junio 2013, 12:45pm

Etiquetas: #Notícias do país

 

 

Por Gabriel Bunga

 
                                         thumbs.sapo.ptbn

O primeiro-secretário nacional da JMPLA, Sérgio Luther Rescova, apelou à juventude a estar atenta às pessoas que promovem a calúnia e a difamação contra as instituições e entidades do Estado angolano.

 

Sérgio Rescova falava no quadro das jornadas políticas e patrióticas da JMPLA que decorreram nos municípios do Dundo e Cambulo, na província da Lunda-Norte.


A juventude angolana, disse, precisa de fortalecer o espírito patriótico para perceber, “de forma realista, o estado actual do país”.


Para o secretário nacional da JMPLA, os jovens precisam de estar vigilantes contra as pessoas que deturpam as informações visando denegrir a imagem do país e das instituições do Estado.


“Aos jovens desta província gostaríamos de transmitir a mensagem de não se deixarem enganar por aqueles que dizem que a maior riqueza na Lunda-Norte é o diamante. Não é correcto. A maior riqueza desta província é a sua população”, disse, acrescentando que “é esta população que trabalha junto com o Presidente da República no desenvolvimento do país”. 


Sérgio Rescova alertou os jovens evitarem o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, a respeito as regras de trânsito e a respeitarem os mais velhos. Exaltou o esforço do Executivo e das várias instituições do Estado para melhorar a qualidade de vida das populações. O dirigente máximo da JMPLA reconheceu que ainda há muito por fazer, apontando como exemplo as obras em curso na estrada nacional 180, que liga as províncias da Lunda-Norte, Lunda-Sul e Moxico.


A reabilitação do aeroporto do Dundo, a expansão do ensino superior e outros níveis de ensino na província são exemplo de obras ainda em curso. O maior desafio agora, disse Sérgio Rescova, é a melhoria da qualidade do ensino, que deve ser preocupação de todos os angolanos. O primeiro-secretário do MPLA na Lunda-Norte, Ernesto Muangala, que acompanhou as jornadas políticas e patrióticas, enalteceu a iniciativa da JMPLA na promoção de campanhas de educação patriótica. Ernesto Muangala referiu que “é com estas actividades que se pode mobilizar a juventude para participar na construção nacional”. O primeiro-secretário pediu à direcção da JMPLA para que volte à província, para  trabalhar com os jovens de outros municípios. “Pedimos para que a nossa província acolha a edição do Campo Nacional de Férias dos Estudantes Universitários CANFEU-2015”, disse, sublinhando o impacto das acções da JMPLA.


O comício foi antecedido da visita ao Dispensário da Lunda-Norte, Sakavula, onde estão internados doentes de tuberculose de várias províncias. A JMPLA entregou vários bens alimentares à direcção do hospital. As jornadas políticas e patrióticas terminaram domingo com a visita à fazenda agro-pecuária de Cacanda e à nova urbanização do Dundo.

Educação patriótica


O primeiro secretário da JMPLA no Lubango, Victor Pacheco, defendeu o reforço da educação política e patriótica dos jovens, para interpretarem o contexto político e social do país. Em declarações à Angop, à margem do encerramento do curso político básico promovido pela organização, o dirigente juvenil defendeu a necessidade de levar ao conhecimento da juventude a realidade do país por meio de pessoas que viveram as principais etapas de crescimento de Angola. Com este conhecimento, sublinhou o primeiro secretário da JMPLA no Lubango, a juventude estará melhor preparada para dar sequência ao crescimento e bem-estar do povo, porque “é nas mãos da juventude onde se encontra a responsabilidade”.

 

 

                                                                                                                       J.A

 

 

Archivos

Ultimos Posts