Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Chorei ao ver Damba.

Publicado por Nkemo Sabay activado 3 Febrero 2011, 11:50am

Etiquetas: #Coisas e gentes da Damba

 

Por Lutungui Domingos.


Enviada por Ivo Cardoso 3.thumb-copie-1Escola dos Padres Damba

Igreja S.João de Deus  e Escola Primária da Missão Católica da Damba.


 

Chorei,nos meados de agosto no meu regresso à vila da Damba,melancòlicamente ,só procurava situar-me no espaço , porque no tempo era impossível,tantas recordaçoes ! nos anos 76,decidamente fugidos das aldeias concretamente no Kiwembo, Mbanza Tumba e instalados nos armazéns da vila como refugiados ,graças a Deus por pouco tempo,fui logo matriculado na escola primária da Missao Católica,ai que saudades de marchar arrastou comando ! na praça de comício como pioneiro da OPA,mais tarde na OPA Municipal,o meu chefe era o Catorze.


Os meus professores MENDES, a sua esposa,da 2ª a 4ª classe, a turma que eu pertencia apelidava-se linha de frente....ai que saudades da nossa praça,chorei quando vi a igreja da Missao,onde fui acólito principal de 1979 a 1983,ai as missas aos domingos ,ai  o futebol,honremos o contribuito de muitos professores que mesmo sem dominarem tão bem a língua de Camões,transmitiram-nos conhecimentos e que os formados ou não, se devem orgulhar.Os professores Salay,Papa Monga,etc.


Meus amigos,Ringo ,Toni,Gege,Amado,etc, ai o padre Marino,a próposito do futebol na Damba a grande equipa dos ácolitos,eram de Juvenis mas de grande gabarito bem treinada por professor António Panzo,o jogador mais temido era Elisio tecnicista ,o Ringo,Sotoka o muana laki,o António,etc .


A próposito, estive na damba no ano passado  e tenciono regressar em Agosto deste ano ,estou no ramo de construção a longo dos anos aqui em Portugal,mas já faço obras particulares em luanda,só vou chorar quando conseguir algumas parecerias para desenvolver  o nosso município,porque a vontade temos falta o resto,Damba dia eto wonso,lua kala mindele,ndombe tua vayazana moko(damba é para todos sem distinçao de raça).

 


Archivos

Ultimos Posts