Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Governo aposta nas infra-estruturas

Publicado por Muana Damba activado 25 Mayo 2015, 17:13pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Fotografia: DR
Fotografia: DR

Por Valter Gómes e José Bule

O governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, afirmou que a construção de mais infra-estruturas sanitárias e a realização de acções de formação dos recursos humanos constituem as principais prioridades do sector da Saúde na região.

Paulo Pombolo falava no final da visita que efectuou às obras da nova maternidade, que está a ser erguida no bairro Dunga.


O Governo Provincial do Uíge trabalha na identificação de bairros e aldeias que necessitam com a maior brevidade possível de unidades de Saúde.
O governador recomendou ao empreiteiro no sentido de acelerar os trabalhos de construção da maternidade, com vista à sua rápida conclusão para responder às necessidades da população.


Paulo Pombolo referiu que, nos próximos dias, vai voltar a solicitar ao empreiteiro para dar o ponto da situação das obras, uma vez que as autoridades pretendem que as mesmas sejam entregues o mais rápido possível.Neste momento, as obras da nova maternidade, com capacidade para 80 camas, estão na ordem dos 80 por cento.


A directora provincial da Saúde, Luísa Cambuta, disse que a unidade sanitária está a ser construída no âmbito do cumprimento do programa do Governo, que visa a concretização dos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio sobre a necessidade de se reduzir a morbilidade e mortalidade materno-infantil na região. A unidade sanitária está a ser apetrechada com equipamentos modernos e vai dispor de um bloco operatório, Raio X, ecografia, além das salas de partos.


“Pretende-se com este esforço do Governo garantir um melhor atendimento às parturientes”, disse, acrescentando que a nova unidade vai responder condignamente às necessidades da população residente no município do Uíge.A Direcção Provincial da Saúde desenvolve vários outros projectos, com vista a garantir a melhoria da rede sanitária, impedir o surgimento de várias endemias e reduzir as mortes por doença.

Formação de professores

A Província do Uíge conta, nos próximos dias, com um Magistério Primário e uma Escola de Formação de Professores.


O Magistério Primário alberga mais de dois mil alunos e está a ser erguido nos arredores da nova centralidade do Quilomosso, a cerca de seis quilómetros da cidade do Uíge. Outra escola vocacionada para a formação de professores para o I ciclo do ensino está a ser construída no bairro Tange.


O governador, que visitou as obras das duas escolas, manifestou-se satisfeito com o grau de execução dos trabalhos e informou que outras obras do género são construídas nas localidades de Vista Alegre, município do Dange Quitexe, e em Maquela do Zombo. O director da Educação, Manuel Zangala, sublinhou que as novas escolas ajudam a melhorar a actividade docente.

Via JA

Archivos

Ultimos Posts