Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Vamos aprender Kikongo.

Publicado por Nkemo Sabay activado 19 Enero 2011, 13:03pm

Etiquetas: #Vamos aprender Kikongo.

 

Adriano Kalankete,estudante Angolano no Brazil,quer saber significado do seu nome.Como estamos aprender falar kikongo,pedimos o favor a todos colaboradores e visitantes,para dar o devido esclarecimento.

 

mngom012.jpg

                                             Uma cabana na floresta  (pintura de Manuel Ngombo )

 

Eis a pergunta:

 

"Olá,amigos do blog da Damba.Chamo-me Adriano Kalankete,sou natural de Luanda mas o meu pai é de Uíge,na Damba,bairro Kitoto,nunca fui lá.Quando nasci Há 22 anos,o meu pai(já falecido) deu-me o nome de Kalankete.A minha mãe que é de Luanda não sabe o significado do meu nome.Em Luanda frenqüentei uma família bakongo,cujo um dos filhos se chama Kelankatu,pensávamos que tinhamos o mesmo nome,a razão nossa profunda amizade,a diferênça na pronúcia,era devido do sotaque que varia duma região à outra,assim nos conformámos durante longos anos.Aqui no Brazil,encontrei-me com um homem que domina bem kikongo,disse-me que KALANKETE é um nome a parte e tem um significado,enquanto que KELANKATU tem outro significado.Ambos são nomes bakongo.Imaginam a minha confusão! Como sempre procurei saber o significado do meu nome,acho que vocês vão me explicar o seguinte:

 

QUAL É SIGINIFICADO LITERAL DO NOME KALANKETE ?

 

EM QUE CIRCUNSTÂNCIA ESTE NOME É DADO (Tomando em conta que um bakongo não dá o nome ao calhar,porque cada nome tem significado próprio e em circunstãncia própria).

 

QUAL É SIGNIFICADO LITERAL DO NOME KELANKATU ? ( Se exitirem diferência entre ambos).


Com a esperança de receber uma resposta,desejo uma boa saúde a todos."

 

 

Caro Adriano,é normal num homem sensato,procurar saber o significado das coisas,sobretudo quando se trata do seu próprio nome.Confesso-te que o meu Kikongo é limitado,vou pedir aos nossos colaboradores para nos explicar melhor,mas penso que Kelankatu pronucia-se NKELANKATU.Fique atento as resposta não tardarão.

 

 


 


 


Archivos

Ultimos Posts