Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Tocoístas querem desenvolver projecto agro-pecuário

Publicado por Muana Damba activado 16 Abril 2013, 12:41pm

Etiquetas: #Religião

 

 

Por António Capitão

 

thumbs.sapo.ptm

A Igreja Tocoísta informou o Governo Provincial do Uíge que quer começar a desenvolver este ano um projecto agro-pecuário na comuna de Nsosso.


A pretensão foi manifestada numa audiência que o governador Paulo Pombolo concedeu ao líder da Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, também conhecida por Tocoísta.


D. Afonso Nunes reivindicou, no encontro com Paulo Pombolo,  a titularidade de cerca de 50 mil hectares de terra na zona de Nsosso que estão ocupados sem autorização.


O bispo pediu ao Governo Provincial que a resolva o problema da ocupação ilegal para começar a ser desenvolvido o projecto, que inclui a criação de gado bovino, instalação de um matadouro e a cultura de vários produtos agrícolas, entre os quais citrinos, tubérculos e cereais.


“Pretendemos fornecer à população do Uíge muita carne de qualidade e já dispomos de cem bovinos”, disse D. Afonso Nunes, que prometeu:“Vamos apostar numa agricultura mecanizada e na produção em grande escala para a população ter alimentos suficientes”. O governador da província elogiou a iniciativa da Igreja Tocoísta e garantiu que vai “solucionar imediatamente” o problema, pois o projecto apresentado pode ajudar a reduzir o desemprego na província, sobretudo no meio rural. O governador Paulo Pombolo referiu que a Igreja tocoísta “tem o direito de desenvolver acções que contribuam para odesenvolvimento do país e da província”  do Uíge e que o Governo Provincial ia procurar solucionar rapidamente o assunto.

Educação e saúde

O bispo também pediu a intervenção do Governo Provincial na reabilitação, apetrechamento e das escolas da Igreja Tocoísta na aldeia de Ntaia, Maquela do Zombo, e no bairro Candombe Velho, cidade do Uíge, e na colocação de professores, bem como a adopção de um novo modelo de gestão dos centros médicos construídos na província pela sua instituição.


A gestão das unidades de saúde, afirmou, deve ser da responsabilidade da Igreja e a colocação de enfermeiros, a aquisição de medicamentos e equipamento do Governo Provincial.Paulo Pombolo disse que “a parceria entre a Igreja Tocoísta e o Governo Provincial nos domínios da educação e da saúde é sólida e dura há várias décadas”.


As solicitações da Igreja Tocoísta, afiançou, vão ser incluídas nos programas do governo e das administrações municipais.


Paulo Pombolo também garantiu que o Governo Provincial vai trabalhar para conseguir recursos financeiros destinados à reabilitação das escolas pertencentes à Igreja Tocoista.


D. Afonso Nunes mostrou ao governador o projecto para a construção do sarcófago de Simão Toco, na localidade de Ntaia, Maquela do Zombo, onde nasceu o fundador da igreja, e o “Troféu Raça Negra” atribuída pela Acção Negra de Integração e Desenvolvimento (ANID) do Brasil “pelas acções de inserção da população afro-descendente” realizadas pelos tocoístas.


O sarcófago destina-se a imortalizar a figura do profeta Simão Toco e “a transformá-lo em local santo para as futuras gerações conhecerem a história e o percurso da Igreja Tocoísta como primeira formação religiosa angolana”.


O governador salientou a figura de Simão Toco, que “faz parte da História da província e do país” pelo “papel que desempenhou na pacificação espiritual de muitos angolanos” e contributo que deu para a Independência Nacional.


Em conjunto com a igreja, prometeu, vamos unir forças e recursos para a edificação do túmulo do profeta Simão Toco.

 

 

                                                                                                                     J. A

 

 

Archivos

Ultimos Posts