Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Rei da região do Kuango satisfeito com fornecimento de água potável

Publicado por Muana Damba activado 7 Febrero 2013, 11:07am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 

 

Rei do Uigea

                                O Rei dos Bayakas, António Muana Wuta Kabamba

 

Uíge - O rei dos Bayacas (região do Kuango) no  município de Kimbele, a 280 quilómetros a nordeste da cidade do Uíge, António Muanauta Cabamba, manifestou quarta-feira a sua satisfação pela montagem do sistema de captação e distribuição de água potável na comuna do Alto Zaza, cuja inauguração aconteceu na última segunda-feira.
 
Neste momento, disse o rei dos Bayacas, as famílias da sede da comuna do Alto Zaza e arredores também estão satisfeitas, uma vez que antes para ter água em casa era preciso percorrer dois quilómetros a pé.
 
Por isso, sublinhou que chegou o fim do sofrimento que as famílias enfrentavam há muitos anos.
 
"As mulheres iam buscar água para beber, cozinhar e lavar aos rios, mas essa água não é tratada. Agora a realidade é diferente, já temos água potável na sede da comuna", reconheceu.
 
António Muanauta Cabamba acredita que o uso da água potável na localidade poderá reduzir várias doenças que antes eram registadas por causa do consumo de água não tratada, tal como diarreias, dores de barriga e infecções da pele.
 
O sistema de água potável da comuna do Alto Zaza comporta sete chafarizes, lavandarias e dois tanques, com uma capacidade de 60 e 14 metros cúbicos, respectivamente, que irão distribuir numa primeira fase 50 mil metros cúbicos/dia. 
 
Com uma população estimada em 19 mil habitantes, a comuna do Alto Zaza dista a 48 quilómetros a leste do município de Kimbele, tendo três regedorias e 177 povoações. A população produz a mandioca, amendoim, feijão, entre outros, bem como sobrevive da caça e do comércio.
                                 
                                                                                                       
                                                                                                                Angop

Archivos

Ultimos Posts