Professores np Uíge refrescam conhecimentos
Uíge - Cento e 35 professores dos I e II ciclos do ensino primário e secundário terminaram hoje,
terça-feira, nesta cidade, seminários de capacitação pedagógica, no
âmbito do programa da direcção local da Educação, para melhorar a qualidade
de ensino e aprendizagem na região.
As acções formativas, dirigidas aos coordenadores de classes e aos de micro ciências e Matemática Virtual, com duração de cinco dias, decorreram em simultâneo, respectivamente na Escola Primária nº 68 e no Instituto Médio Politécnico "Manuel Quarta Punza".
No documento final tornado público, os professores defendem que a qualidade do ensino passa pela selecção cuidada do pessoal para a docência, assim como recomendam a participação de todos os
colegas nas formações a cargo das Zonas de Influências Pedagógicas, visando suprir as dificuldades na planificação e docência.
“Os coordenadores de classe devem ser exigentes com os professores para que as coordenações funcionem correctamente”, lê-se no comunicado
final.
Na sua mensagem apresentada no acto de encerramento dos seminários, os formandos agradeceram também a iniciativa da Direcção da Educação na promoção de actos do género, tendo solicitado a necessidade de serem contínuos com vista a atingir os objectivos preconizados pelo Executivo angolano no domínio da educação e
ensino.
Ao encerrar os seminários, a directora provincial do Uíge da Educação, Ermelinda Samuel, exortou aos participantes a levarem em prática os conhecimentos adquiridos para a melhoria da qualidade de ensino na região, bem como corresponder com os objectivos da Reforma Educativa.
A necessidade do reforço de procedimentos didácticos que facilitem o processo da planificação conjunta,
prática dos encontros metodológicos e dos estudos de conteúdos programáticos e consensos relativos à mono docência e transição automática foram também exigidas pela responsável da Educação.
“Para os coordenadores de classes das escolas do ensino primário e de iniciação, peço maior dedicação e aplicação dos professores na transmissão dos
conhecimentos de forma clara, uma vez que o sucesso da formação académica do indivíduo é assegurado nas classes de base, desde que sejam aplicadas todas metodologias pedagógicas para ajudar o aluno a compreender a matéria”, enfatizou.
As formações visaram o reforço da capacidade de liderança técnica e pedagógica dos coordenadores de classe e professores de Biologia, Matemática, Química e Física, para a melhoria dos métodos de ensino, planificação e orientação do
trabalho visando o sucesso do processo de ensino e aprendizagem.
Angop