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Portal da Damba e da História do Kongo

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Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Professores np Uíge refrescam conhecimentos

Publicado por Muana Damba activado 12 Septiembre 2012, 11:48am

Etiquetas: #Notícias do Uíge



Uíge - Cento e 35 professores dos I e II ciclos do ensino primário e secundário terminaram hoje, terça-feira, nesta cidade, seminários de capacitação pedagógica, no âmbito do programa da direcção local da Educação, para melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem na região.
 
As acções formativas, dirigidas aos coordenadores de classes e aos de micro ciências e Matemática Virtual, com duração de cinco dias, decorreram em simultâneo, respectivamente na Escola Primária nº 68 e no Instituto Médio Politécnico "Manuel Quarta Punza".
 
No documento final tornado público, os professores defendem que a qualidade do ensino passa pela selecção cuidada do pessoal para a docência, assim como recomendam a participação de todos os colegas nas formações a cargo das Zonas de Influências Pedagógicas, visando suprir as dificuldades na planificação e docência.
 
“Os coordenadores de classe devem ser exigentes com os professores para que as coordenações funcionem correctamente”, lê-se no comunicado final.
 
Na sua mensagem apresentada no acto de encerramento dos seminários, os formandos agradeceram também a iniciativa da Direcção da Educação na promoção de actos do  género, tendo solicitado a necessidade de serem contínuos com vista a atingir os objectivos preconizados pelo Executivo angolano no domínio da educação e ensino.
 
Ao encerrar os seminários, a directora provincial do Uíge da Educação, Ermelinda Samuel, exortou aos participantes a levarem em prática os conhecimentos adquiridos para a melhoria da qualidade de ensino na região, bem como corresponder com os objectivos da Reforma Educativa.
 
A necessidade do reforço de procedimentos didácticos que facilitem o processo da planificação conjunta, prática dos encontros metodológicos e dos estudos de conteúdos programáticos e consensos relativos à mono docência e transição automática foram também exigidas pela responsável da Educação.
 
“Para os coordenadores de classes das escolas do ensino primário e de iniciação, peço maior dedicação e aplicação dos professores na transmissão dos conhecimentos de forma clara, uma vez que o sucesso da formação académica do indivíduo é assegurado nas classes de base, desde que sejam aplicadas todas metodologias pedagógicas para ajudar o aluno a compreender a matéria”, enfatizou.
 
As formações visaram o reforço da capacidade de liderança técnica e pedagógica dos coordenadores de classe e professores de Biologia, Matemática, Química e Física, para a melhoria dos métodos de ensino, planificação e orientação do trabalho visando o sucesso do processo de ensino e aprendizagem.


 

                                                                                                                        Angop


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