Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


O profeta Simão G.Toco foi lembrado.

Publicado por Nkemo Sabay activado 22 Octubre 2010, 13:16pm

Etiquetas: #Religião

Mbanza Kongo - A Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (Tocoísta), na província do Zaire, inicia nesta sexta-feira, em Mbanza Kongo, as celebrações do 61º aniversário da primeira prisão do seu fundador, o profeta Simão Gonçalves Toco.
 
Segundo o programa das festividades do 22 de Outubro (data histórica para os tocoístas), chegado hoje à Angop, o ponto mais alto será domingo, com um culto especial de acção de graças.
 
O documento informa que as actividades comemorativas iniciaram-se hoje, com visitas dos fieis às delegações provinciais da Agência Noticiosa Angola Press (Angop), Televisão Pública de Angola (TPA), Rádio Nacional de Angola (RNA) e Jornal de Angola).
 
A delegação foi chefiada pelo representante provincial, reverendo Rafael André Bartolomeu.
 
Estão ainda agendadas visitas aos reclusos da cadeia do Nkiende (Mbanza Kongo), onde será entregue uma doação de diversos bens materiais, além de deslocações a locais e sítios históricos desta cidade.
 
Uma palestra em torno da efeméride e manifestações culturais que envolverão fiéis e corpo directivo desta denominação religiosa constam igualmente do programa festivo do 22 de Outubro.
 
Foi a 22 de Outubro de 1949 que o profeta Simão Gonçalves Toco sofreu a primeira prisão, pelas autoridades coloniais belgas, no ex-Congo Belga (actual República Democrática do Congo), acusado de transmitir mensagens que despertavam a consciência dos africanos.
 
O profeta, que relembrou a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo a 25 de Julho de 1949, nasceu em Mbanza Zalumongo, município de Maquela do Zombo (Uíge), a 28 de Fevereiro de 1918.
 
Segundo estudiosos e os crentes tocoístas, “Simão Toco foi a estrela de África que, ao longo dos tempos, teria a missão de contornar e destruir todos os obstáculos que impediam os africanos de visualizar a luz de Deus”.
                                                                                                                             Angop

Archivos

Ultimos Posts