Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


O Brasão da Damba corrigido.

Publicado por Muana Damba activado 4 Febrero 2012, 03:09am

Etiquetas: #Coisas e gentes da Damba

 

Por Camilo Afonso Nanizau (*)


Dr Camilo Afonso Nanizau.


 DAMBAFINAL28JANEIRO
A proposta do nosso Brasão do Município ya Ndamba. Dei os meus contributos para a melhoria dos elemenetos simbólicos, desde os símbolos de poder, onde aparecem, a cadeira de junco, que faz parte da arte dos Mindamba e do poder, do Bastião e do Mpú, da pele do leopardo ou da onça. Elementos representativos e simbólicos de Poder. 
 
A volta as quatro comunas do Município  , irmandadas, à volta do poder central do Muncípio. Das suas riquezas destacam-se: o café, com quatro grãos, demonstrado que o café está presente em toda a extensão do Municipio; o milho, o ouro, o cobre, em cima, representando os demais recursos minerais da região. A chama ardente, simboliza, o poder ancestral, a bravura, a resistência, a continuidade e o impulso para uma dinâmica de vida das gerações vindouras.
 
A estrela, é o amanhacer (Kukyele), aurora, o saber, a solidariedade com os outros Muncípios da Provincia e com o mundo em geral.
 
Salu, Luvuvamu, Kikundi, (Trabalho, Paz e Amizade), é o lema de vida dos seus Munícipes.
 
Esta é a proposta apresentada agora, e que deve ser colocada à apreciação de todos os Mindamba, seus amigos e não só.Os nossos agradecimentos aos autores, Artur Mendes e Zé Rodrigo, por esta contribuição visando dar uma resposta ao desafio lançado pelo nosso "Gigante" Tony Sofrimento.
 
Que cada um saiba dar o seu contributo positivo para o engradecimento do Município ya Ndamba.Tutotikisi e ngindu muna syamisa e lununuku lwa tombula ye tomisa e Zunga kyeto kya Ndamba!
 
Kya mbote kyeno eno kulu ana ye akundi a si Ndamba.
 
Kuna kwa mono weno,
 
Nanizau 
Obs: É uma proposta submetida a um debate, onde todos mindambas são convidados a participar, porque neste caso, a opinião de cada, vai merecer a devida consideração. Para o efeito, utilizam o espaço reservado aos comentários.

 
(*) Docente universitário, historiador e diplomata. Professor Camilo, como é conhecido na Damba, natural de Kinkosi, foi professor da Escola Primária na Damba e é colaborador activo do nosso blogue, dedicado à Damba.



 

 


 

Archivos

Ultimos Posts