Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Mais de 60 mulheres com fístula serão operadas na Damba

Publicado por Muana Damba activado 16 Mayo 2012, 14:13pm

Etiquetas: #Notícias da Damba

 


Uíge - Sessenta e duas mulheres com casos de fístula obstétrica, provenientes de diversas províncias do país, encontram-se internadas no hospital municipal da Damba para a intervenção cirúrgica, visando o seu tratamento e consequente reinserção na sociedade.

 


O facto foi anunciado esta segunda-feira, na vila da Damba, pelo director do hospital local, Paulo Pambelli, à margem do workshop promovido pela direcção provincial da Saúde do Uíge, em parceria com o CUAMM e o Fundo das Nações Unidas para a População, que visa a formação de médicos angolanos para o tratamento de fístulas obstétricas.

 


Segundo o médico italiano, todas as condições técnicas, materiais e humanas estão criadas para o início da formação dos profissionais, com duração de vinte dias.

 


Como disse, terminada a formação os médicos angolanos estarão capacitados para prosseguir com o tratamento e acompanhamento dos diversos casos de fístula que isolam muitas mulheres do convívio habitual.

 


“Neste hospital da Damba estamos a receber muitas mulheres provenientes de outras províncias do país com casos de fístula obstétrica. Este ano operamos 40, entre as quais só 15 mulheres são da província do Uíge. Ultimamente recebemos outros pacientes com outras patologias. É um orgulho para nós só que somos obrigados as vezes, a colocar dois doentes em cada cama”, referiu.

 


Paulo Pambelli acredita que a entrega, próximo mês de Junho, das instalações da “Maternidade Santa” afecta à igreja católica, reabilitada com apoio do governo provincial do Uíge vai ajudar a ultrapassar o congestionamento de pacientes na única unidade sanitária do município.

 


“Estamos a utilizar estruturas construídas para outros fins no internamento do grande número de mulheres que chega ao município para o tratamento de fístulas. Colocamos camas e criamos todas condições para uma acomodação condigna das mesmas”, ressaltou.

 


Acrescentou que trabalhos de melhoria do estabelecimento hospitalar estão a ser realizados para o atendimento humanizado dos pacientes que procuram os serviços de saúde na Damba.

 


O hospital, com capacidade de internamento de 75 camas, tem actualmente internados um número aproximado de 150 pacientes, dos quais 62 são casos de fístulas.

 


Com a entrada em funcionamento para breve da maternidade, o hospital contará com uma capacidade de internar 200 pacientes.

 


O hospital da Damba com 25 técnicos de saúde e três médicos, conta com serviços de pediatria, cirurgia, medicina, maternidade, secção de diabetes, laboratório de análises clínicas e ortopedia.

 

                                                         

                                                                                                         Angop

 


 

Archivos

Ultimos Posts