Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Mais de 150 mil famílias beneficiam do programa de micro-crédito.

Publicado por Muana Damba activado 14 Octubre 2011, 09:58am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 

 

fotos uige

                                                       

Uíge – Cento e cinquenta e um mil e 511 famílias beneficiaram do programa de micro crédito em 2010, informou hoje, quinta-feira, na província do Uíge, a chefe de departamento para família do Ministério da Família e Promoção da Mulher (MINFAMU), Santa Ernesto.
 
A responsável apresentou esses dados ao proceder o balanço das recomendações saídas do Fórum Nacional realizado em 2009 sob o lema “Investir na Mulher Rural para Desenvolver as suas comunidades”.
 
Segundo Santa Ernesto, no referido período 757 mil e 555 pessoas beneficiaram indirectamente do projecto de micro crédito do Minfamu, das quais mais de 80 porcento foram mulheres, representando, em termos percentuais, uma evolução na ordem de 30, 7 porcento.
 
Na vertente de educação e como estratégia do ministério para a moralização da família e da sociedade, em 2009, o Minfamu lançou a campanha de resgate de valores morais e cívicos por via do programa Angola Solidária, registando-se, com satisfação, a adesão dos diferentes actores da sociedade.
 
O Ministério da Família, em parceria com o Ministério da Educação e da Unesco, levou a cabo a primeira fase do projecto de formação de alfabetizadores em línguas nacionais, tendo como grupo alvo a Associação de Comerciantes e Ambulantes de pessoas deficientes.
 
Segundo a responsável, 445 dinamizadoras rurais beneficiaram de formação no quadro do programa de apoio à mulher rural e da periferia que iniciou nas províncias do Bengo e de Luanda. 
 
A aprovação pelo Conselho de Ministros do regulamento das sociedade de Micro- Crédito e cooperativas de credito e a sua consequente publicação em Diário da República constitui um dos passos em direcção a promoção do sector financeiro inclusivo, tornando-se necessária a sua divulgação para atrair maior número de operadores do sector.       
 
 
O Fórum Nacional da Mulher Rural é um espaço de diálogo e concertação entre o Governo e seus parceiros, que directa ou indirectamente lidam com a problemática da mulher no meio rural e o desenvolvimento das suas comunidades.
 
O mesmo tem lugar de dois em dois anos, tendo a província do Cunene acolhido o último conclave.
 
 
Participam no encontro a secretária de Estado para o Desenvolvimento Rural, Filomena Delgado, a vice-ministra da Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, vice-governadores para o sector político e social, directoras provinciais do Minfamu das 18 províncias e outras individualidades do Governo angolano.

Micro-crédito deve merecer atenção especial dos operadores - especialista.

Uíge – O especialista sul-africano em matéria de micro finanças, Stanlei Enga, considerou hoje, quarta-feira, na cidade do Uíge, ser necessário prestar-se atenção especial a atribuição de micro-creditos às pessoas vulneráveis caso se pretenda reduzir a pobreza no seio dessa camada social no país. 
 
O especialista manifestou esta preocupação durante a dissertação do tema sobre as boas práticas na atribuição da micro finança como instrumento de combate à pobreza inserida no conjunto de temas inscritos no painel “Políticas e Programas em torno da Redução da Pobreza”, do VII Fórum Nacional da Mulher Rural-2011, aberto
hoje na cidade do Uíge.
 
Para si, apesar de alguns financiamentos serem micros, por serem pequenos, não exercem efectivamente a função de micro-crédito, contudo, deve ir para além da questão financeira, incluindo também a função social.
 
O Sétimo Fórum Nacional da Mulher Rural foi aberto hoje, quinta-feira, na província do Uíge, em cerimónia presidida pelo vice-governador para área económica da província, Manuel Correia Victor.
 
 O encontro, aberto pelo vice-governador para o sector económico, Mzanuel Correia Victor, está a ser orientado pela ministra da Família e Promoção da Mulher, Genoveva Lino.
 
O evento decorre sob o lema: “Investir na Mulher Rural para Desenvolver as Suas Comunidades”, tendo em atenção a promoção de acções que visam o associativismo, o cooperativismo, a economia solidária, na perspectiva do desenvolvimento local, promover a participação da mulher rural e nos programas municipais integrados de desenvolvimento rural no combate à pobreza.
 
O conclave aborda cinco painéis: “Políticas e programas para a redução da pobreza”, “O empoderamento da mulher rural para a sua participação efectiva no processo de desenvolvimento”, “A mulher rural e o desenvolvimento sustentável”, "O plano de acção da mulher rural ” e “Boas práticas”.
 
 
Trata-se de um espaço de diálogo e concertação entre o Executivo e seus parceiros, que directa ou indirectamente lidam com as questões ligadas à mulher no meio rural e o desenvolvimento das suas comunidades.
 
O mesmo tem lugar de dois em dois anos, tendo a província do Cunene acolhido o último conclave.
 
Participam no encontro a secretária de Estado para o Desenvolvimento Rural, Filomena Delgado, a vice-ministra da Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, vice-governadores para o sector político e social, directoras provinciais do Minfamu das 18 províncias e outras individualidades do Governo angolano.
 
                                                                                                           Angop

 

Archivos

Ultimos Posts