Por Patrício Cipriano Mampuya Batsikama
Kôngo-Côkwe, Afinidades ou Filiações?
Para qualquer antropólogo, Kôngo e Côkwe são dois grupos etnolinguísticos diferentes. Para o linguista, cada grupo evolui junto com o seu quadro geográfico. O historiador acredita que os dois grupos, além de evoluírem em zonas diferentes, têm origens heterogéneas. Apesar destes pontos de vista, os especialistas não ignoram os laços de parentesco entre os dois “grupos Bantu”.
O País das Origens
Dizem que Côkwe e Lûnda coabitaram nas origens, em IKO ou KOLA. A palavra IKO significa LAREIRA em português, escreve Albino Âlves, no seu dicionário. No entanto, no dicionário
Umbundu-Português,
escrito pelo l.Guennec e Valente, podemos verificar mais sentidos de IKO: FOGO, LAREIRA ou LAR. Porém, IKO não é o único termo. Os Côkwe falam também de LUNDU nyi Senga. A expressão otjiLUNDU
significa em Côkwe, e também em umbùndu, “aldeia abandonada há muito tempo”; ULUNDU ou ovoLUNDU (Côkwe e umbùndu) designa “a montanha onde se vai buscar ou se queima a lenha” ou “ lugar
(montanha) onde se fabrica carvão”; OkaLUNDU quer dizer “cemitério”, que é sinónimo de KEMA, isto é, ser carbonizado ou pintar em negro, utilizando o método de queimar.
A Localização deste País
Marie-Louise Bastin e M. Lima pensam que os Côkwe vêm de Tanganyika, de leste, de acordo com o repertório oral. Este leste diz-se NGANGELA. Eis como reza a tradição: “ku Ngangela
tangwa cicamene (…) Ku Luanda cangoloshi”, ou seja, a leste vem o sol e vai dormir a Oeste. traduzimos isso literalmente por NGANGELA, onde o sol nasce e LUANDA, onde o sol vai dormir. Bastin,
lima e outros são letrados e passaram pelo banco da escola onde aprenderam tanto como nós que o Sol nasce a leste. Eis a razão pela qual, no seu entender, NGANGELA se traduz aqui por leste.
Portanto, como podemos ver, luanda aqui não significa Oeste. O que demonstra que NGANGELA significaria outra coisa! A lógica
quer a região contra a região e o ponto cardeal contra o ponto cardeal, como sempre foi! Ngàngela: de N, de gànga e de la. O primeiro é prefixo, o segundo a raiz e último o sufixo. Albino Alves
(com o Dicionário umbûndu) e Adriano Barbosa (com o Dicionário Côkwe-Português) escrevem que o verbo ganga significa brilhar, cintilar, propagar o fogo da vista (ou olhos) e ser cruel. O sufixo
la (hala) marca a acção. Assim, NGANGElA significaria onde se faz muito Sol, Sol este o fogo primitivo, reza a lenda126. leste é um dos sentidos. Como região, confine a IKO, KOLA, LUNDu e
MBÂNGALA, porque tem sentido de proveniência, da origem do Sol. Ora, onde se localiza este país onde origina o sol?
Nas suas pesquisas, lamal constatou que os Bantu, que se formaram no círculo zimbabweano, seguiram os rios conforme a direcção destes últimos e fundaram reinos perto das águas. O autor sublinha
que “os
grandes rios, que serviram de migração, correm do sul para o norte desde o Kalahari inferior até nas caídas do rio tsàkàla Mumvîdia”.
Kalahari: deserto. Ora, Ngângela, de onde vem o sol, é um lugar árido! Na actual geografia, no Kalahari inferior encontramos nascentes de águas (fontes), portanto, um dos sentidos da palavra
Ngângela é a nascente do sol. Assim, fazem boa correspondência: deserto, sol, calor, região árida. Os Kôngo localizam Mbângala (origem deles) no mayânda (sul-calor).
Delachaux situa esta Região-Sul-calor-Sol no Kalahari inferior, justamente na região de que fala lamal.
Os elementos linguísticos indicam que Kôngo e Côkwe parecem ter as origens idênticas de um mesmo país.
Extrato do livro: " As origens do Reino do Kongo " editado por:
Mayamba Editora
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