Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Inaugurado santuário Santa Rita de Cássia no Uíge

Publicado por Muana Damba activado 8 Abril 2013, 12:30pm

Etiquetas: #Religião

 

main 2c3ddbed-032a-4ef3-aade-c2c8a7ae8c35

                                           O Bispo da Diocese do Uige, Dom Emílio Sumbelelo

 

Uíge - O santuário de Santa Rita de Cássia, afecta a Diocese do Uíge, construído devidamente equipado com meios técnicos, foi neste sábado, inaugurado pelo bispo da Diocese do Uíge, dom Emílio Sumbelelo, em acto presenciado por vários líderes religiosos do país, entidades governamentais e autoridades tradicionais.
 
Localizado na aldeia Casseche, a aproximadamente de 15 quilómetros a oeste da sede da cidade do Uíge, a infra-estrutura, que tem capacidade para albergar mais de dois mil peregrinos, foi construído numa área de três mil 22 metros quadrados. Possui um gabinete do reitor do santuário, sala de reuniões, sacristia, confessionário, escritório pároco, altar padroeiro, baptistério, biblioteca, lojas, arrumos, balneários e outros compartimentos que visam garantir o funcionamento adequado do santuário. 
 
A obra de construção da capela com a duração de seis meses, estive a cargo da empresa angolana "Organizações Cermil", cujo orçamento não foi revelado. No local, todas as condições para a acomodação condigna de milhares de peregrinos oriundos dos diversos pontos do país e no estrangeiro estão criadas sobretudo no que tange a energia eléctrica, água potável, balneários e pátio para acomodação dos peregrinos.
 
A estrada que dá acesso ao santuário está totalmente terraplanada e aguarda a colocação do tapete asfáltico, uma vez que na mesma rota está situada o campus universitário do Kimpa Vita.
 
Dom Emílio Sumbelelo depois de ter lembrado pormenorizadamente as razões que nortearam a construção de um santuário na diocese do Uíge, reconheceu que não foi fácil a concretização do sonho, uma vez que acarretava muitos custos, mas, foi possível graças ao ápio de vários membros da igreja, entidades governamentais e outros que tanto deram o melhor de si para que o Santuário fosse uma realidade.
 
A propósito, o prelado pediu aos fiéis e a população em geral que lá vão afluir, no sentido de cuidarem da infra-estrutura sobretudo na higiene, uma vez que é um local santo onde milhares de peregrinos vão buscar a solução dos vários problemas, paz, harmonia, solidariedade, respeito, amor ao próximo, perdão e outros princípios que visam o bem estar e a unificação de diversas famílias.
 
"O santuário é um local teológico e santo onde se anuncia a palavra de Deus, celebração dos sacramentos, de modo particular o sacramento da penitência, confissão e eucaristia, também é um lugar onde os fiéis acorrem para invocar e interceder por intermédio de um ou de outros santos pedindo graças a Deus", explicou.
 
o Prelado disse que a Diocese do Uíge entendeu denominar o Santuário de Santa Rita de Cássia, porque é uma figura conhecida como santa das causas que dá a solução dos vários problemas na vida dos fiéis.
 
"Quanto mais pensamos que já não existe solução para os nossos problemas, a Santa Rita de Cássia intercede e concede a paz, graça e o perdão aos nossos problemas", frisou.
 
Depois da Mama Muxima, no Município da Kissama, e Santo António, na capital do país (Luanda), o Santuário da Santa Rita de Cássia na Diocese do Uíge é o terceiro e o maior dos dois primeiros, bem como também é o primeiro que foi construído depois da independência nacional.
 
Estiveram presentes no acto, milhares de fiéis e bispos oriundos das diversas províncias do país, membros do Executivo provincial e central, com destaque o ministro da Agricultura, Afonso Pedro Canga, autoridades tradicionais, líderes religiosos, juvenis, grupos corais da igreja católica e convidados nacionais e internacionais.

 

 

 

                                                                                                                         Angop

 

 


Archivos

Ultimos Posts