Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Disco deTabonta em homenagem a Neto foi apresentado ontem na vila de Catete.

Publicado por Nkemo Sabay activado 19 Septiembre 2010, 05:35am

Etiquetas: #Música

 


Muitos jovens acorreram em massa ontem na sessão de autógrafos do disco de Tabonta

Fotografia: Eduardo Pedro


O músico Tabonta lançou ontem, no Centro Cultural Agostinho Neto, em Catete, o seu primeiro disco intitulado “Wele Neto o Tuna Yandi”, em homenagem ao primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto.
Dezenas de admiradores estiveram presentes na sessão de venda e assinatura de autógrafo do disco, que foi comercializado a mil kwanzas. O disco tem 12 faixas musicais interpretadas em kikongo, português, kinbundu, lingala e francês. No disco constam músicas criadas e gravadas nos anos 70, como os temas “Wele Neto o Tuna Yandi” e “Reconciliação Nacional”. A produção do disco, que tem a chancela da LS Produções, tem participação de músicos franceses, antilhanos e congoleses.
Em entrevista ao Jornal de Angola, Tabonta disse ter em agenda, para os próximos dias, uma digressão pelo país para promover o disco. O músico lamentou o facto de só agora ter conseguido colocar um disco no mercado, devido a problemas financeiros, tendo apelado as entidades culturais e empresariais a apoiarem mais os artistas de forma a ajudá-los a sair do desemprego.
“Eu já estou a viver em Angola desde 2005 e ao longo do tempo em que vivi em França nunca estive parado, porque viver só da música não dá. Eu sou artesão e decorador de interior e é da arte que consegui sobreviver todos estes anos no estrangeiro”, disse Tabonta.
O músico disse que a ideia de compor a música “Wele Neto o Tuna Yandi” surgiu de forma espontâneo. Na altura jovem, de 27 anos, conheceu toda a trajectória de Agostinho Neto no Congo Brazzaville, porque também estava envolvido nos mesmos ideais que era lutar pela libertação. “Tudo que eu escrevi na música era apenas aquilo que Neto defendia sobre os ideais da luta de libertação dos povos africanos, em particular, a libertação de Angola”.
Tabonta conta que compôs a música em 1979, dois dias após a morte de Agostinho Neto. Sublinhou que até hoje quando escuta esse tema musical as lágrimas vêem no canto dos olhos. “Eu pertenci ao conjunto musical Inter Palanca, do artista Matadidi Show, quando escrevi esta música. Muita gente pensa que esta música não é minha, se calhar por falta de conhecimento”, rematou.
Tabonta nasceu em 1951 na comuna de Camantambo, município da Damba, Uíge, mas cresceu até aos 13 anos no Congo Democrático. Começou a cantar em 1971, mas foi dois anos mais tarde que ficou conhecido como músico. Nesse ano, Tabonta, que era acólito da congregação cristã católica “Santo Sacramento”, no Congo Democrático, fazia parte do grupo coral da mesma congregação. De regresso a Luanda, em 1977, integrou o grupo “Emulação”, um ano mais tarde.

 

                                                                                                                                     J.A

 

Archivos

Ultimos Posts