Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


De qeu raça é Jesus Cristo? (3)

Publicado por Muana Damba activado 29 Diciembre 2011, 03:16am

Etiquetas: #Religião

Por Dr Willy Emmanuel

 

Não contesto os métodos inadequados utilizados pelos colonizadores no processo de colonização de África (e de outros continntes) em que se utilizou também o cristianismo como uma forma de penetração e de subjugar os natos principalmente da parte da Igreja católica. Isto nao está em causa. Porém, nao devemos nos esquecer também que houve muitas outras missões, que não estando ao serviço das potencias colonizadoras antes pelo contrário, trouxeram também a mensagem de Cristo mesmo se não o exibiram em forma de imagens brancas mas nunca disseram também em nenhuma circunstancia que Jesus teria sido um negro ou como queiram perto da raça negra.

 

 É importante nos lembramos também que històricamente a coerção  da Igreja catolica romada em subjugar os povos apresentando a mensagem da cruz não se deu somente em África. Isto aconteceu também quase em toda Europa durante a sua ocupação e as guerras dos povos e das posses e neste processo, o mesmo busto de Jesus Cristo que apresentaram em Àfrica, foi o mesmo também que foi utilizado para subjugar muitos povos europeus que são brancos à semelhança da pretendida raça de Jesus Cristo. O que dizer nestes casos? Devemos contar a história na íntegra e ao mesmo tempo nos situamos nela e os contextos em que aconteceram os tais eventos. O Africano não foi subjugado ou não se deixou dominar pelo facto de terem nos mostrado imagens de um Jesus branco que detinha supramacia sobre os negros. Foi parte da estrategia nao pelo facto de Jesus ser simplesmente branco mas muito mais pelo facto de a Igreja ao serviço do estado, persuadir o povo senão mesmo, o obrigar à uma obediencia cega às autoridades coloniais e mais uma vêz bem entendidos aqui a Igreja católica Romana.

 

viewermg

Assim deveria ser a cara de Jesus, segundo a BBC.

 

Foram as mesmas estrategias utilizadas em toda parte da Europa dos brancos que conhecemos hoje. Não nos esqueçamos que há uma dada altura da historia, ( com destaque na idade média), era o clérigo que coroava os reis e que de alguma maneira havia uma relação estreita com o estado-govererno-monarquia onde acontecia com frequencia troca de favores). Tanto é que, durante a colonização, a Igreja católica fazendo-se valer da sua posição que gozava junto ao estado, até impedia outras missões não católicas de evangelizar. Alias não nos esqueçamos que, em muito casos, os protagonitas das lutas pela independencia de África tiveram influênçia das igrejas protestantes que apresentaram também o mesmo Jesus de nazaré que nasceu em Belém. Porque o evangelho de Cristo, por ser salvadora, também é libertadora. (E devemos nos libertar deste ódio com relação aos que cometeram erros no passado com o risco de fazermos pior do que os que os cometeram). Perguntava no primeiro comentario  (ver De que raça é Jesus Cristo? ) se os natos de Belém actuais eram de que raça. Hão de se aperceber que eles não se assemelham com a imagem de Jesus que nos é apresentada. Portanto não são da raça branca europeia certo, mas também não sendo de raça negra como a conhecemos hoje. Ouço muita gente a falar muito da aproximação de raças- sim isso é verdade mas devemos nos lembrar o que difere uma raça de outra são exactamente as caracteristicas de uma raça que a afasta da outra, por mais pequenas que sejam. E isso não é facto que impede na reivindicação de alguém destacado pertencer à nossa raça.

 

Mas, o que me fêz memo comentar o artigo foi pelo facto de se evocar a clarividencia e os resultados das recentes pesquisas sem que o artigo que tem um título em forma e uma pergunta não tenha sido capaz de fornecer as evidencias que corraboram pelo menos com as tendências demosntradas no texto de um Jesus hipotèticamente negro ou próximo da raça negra. Do ponto de vista análitico se contestamos algo, devemos apresentar argumentos que indicam a outra opção e não nos concentrarmos em um detalhe da historia que nós julgamos como se fosse a causa principal da dominação. E como já disse, o risco é ofuscamos a mensagem principal da Biblia: Que Deus nos ama e mandou o seu filho JESUS CRISTO para nos resgatar das mãos do dominador mais perigoso de todos os tempos, o SATANÁS para que por meio da aceitação de JESUS na nossa vida, chegássemos à verdadeira libertação, a saber a SALVAÇÃO.

 

Se os colonizadores apresentaram um Jesus com traços fisionómicos identicos a eles e pelo facto aproveitarem a nos subjugar, e agora que através das supostas clarividencias biblicas e investigações cientificas que afinal Jesus era mais próximo dos negros do que os brancos, como vamos aproveitar deste privilégio que nos mostra que Deus é da nossa raça? Se assim for não acham, que nós deviamos, mais do que outras raças sermos os primeiros a frente da salvação que nos é proposta por um Deus da nossa raça? Então vamos avante a deixarmos que CRISTO JESUS seja o Senhor das nossas vidas e por Ele vivamos... vamos invadir o paraiso e a vida eterna antes que os brancos lá estejam. Vamos com força ocupar todas forças que a nossa negritude nos dá privilegio todas as cadeiras de frente do Reino de Deus. Vamos fazer do Joao 3:16 (Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigenito para que QUEM Nele crer, não pereça mas que tenha a vida eterna) como nosso desafio e privilegio da nossa raça que os outros tentaram desturpar ao utilizá-los como instrumento da opressão, afinal era da salvação!

 

Boas festas especial para toda raça negra !

 

 

Archivos

Ultimos Posts