Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Damba e Uíge em geral, precisa de professores.

Publicado por Muana Damba activado 2 Febrero 2012, 13:20pm

Etiquetas: #Notícias da Damba

 

 

alunos da escola sambaUíge - A província do Uíge necessita de dois mil novos professores de diversos níveis de ensino para cobrir a rede educativa, com vista a proporcionar um ensino de qualidade, sobretudo nas áreas rurais onde se regista o défice.
 
O facto foi anunciado nesta quarta-feira, na vila da Damba, 197 quilómetros da cidade do Uíge, pela vice-governadora para o sector Político e Social, Maria Fernanda da Silva e Silva, quando presidia a abertura do ano lectivo 2012, em representação do governador da província, Paulo Pombolo.
 
Segundo a responsável, os 14.266 docentes existentes na província são insuficientes para fazer face aos desafios que a província exige, sobretudo nas zonas rurais.
 
Informou que a província tem mil 141 escolas que constituem três mil 887 salas de aulas que absorveram 316.654 alunos matriculados.
 
Para o presente ano lectivo estima-se 330 mil alunos matriculados, tendo em conta os esforços do governo local na resolução dos problemas do sector, com a construção e reabilitação de infra-estruturas para albergar todas as crianças no sistema de ensino e proporcionar-lhes melhores condições de acomodação.
 
“Lembramos que a nossa província, para além de possuir três institutos médios, conta com duas Escolas de Formação de Professores e, no futuro próximo, a construção de um Magistério Primário, que vai garantir uma formação dos professores primários, contribuindo na capacitação e aperfeiçoamento pedagógico dos mesmos”, referenciou a dirigente.
 
Maria Fernandes da Silva e Silva destacou a importância do professor no desenvolvimento económico, social e cultural dos povos, cuja personalidade deve ser constituída por acções e atitudes exemplares.
 
Exortou aos pais e encarregados de educação a acompanharem com rigor os seus educandos, procurando manter a interligação família-escola para encontrar soluções em conjunto com os professores e influenciar positivamente no desenvolvimento psicológico e intelectual dos mesmos.
 
Presenciaram ao acto, intercalado de momentos culturais, deputados da Assembleia Nacional, membros do governo da província, representantes das FAA, Polícia Nacional, de igrejas, autoridades tradicionais, professores, alunos e população em geral, assim como membros da administração municipal da Damba.
                                                                                                 
                                                                                                                     Angop


Archivos

Ultimos Posts