Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Centros Logísticos em toda a Angola

Publicado por Muana Damba activado 14 Marzo 2012, 13:08pm

Etiquetas: #Notícias do país

 

António Capitão| Uíge e Manuel Tomás| Sumbe - Hoje

A secretária do Presidente da República para os Assuntos Sociais e coordenadora do Programa Nacional de Combate à Fome e à Pobreza anunciou ontem, no Uíge, a construção de centros logísticos provinciais e municipais, nos próximos dias, em todo o país, para o armazenamento de produtos agrícolas.


Rosa Pacavira afirmou que a edificação das infra-estruturas vai facilitar o escoamento dos bens alimentares cultivados pelos camponeses. Explicou que, depois de construídos os armazéns, vão ser seleccionados os empresários, em cada uma das localidades provinciais e municipais, com capacidade financeira para gerirem os centros.


Rosa Pacavira esclareceu que os agricultores vão depositar os seus produtos nas centrais logísticas para serem comercializados em grandes superfícies: “é uma das maneiras que achamos eficaz para ajudarmos os camponeses a escoarem os seus produtos”.


Rosa Pacavira disse que a construção dos centros logísticos para escoamento dos produtos agrícolas faz parte do Plano Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural e Empreendedorismo (PIDCRE), apreciado recentemente pelo Conselho de Ministros.


O plano divide o território nacional em quatro regiões, onde vão ser erguidos armazéns de maior dimensão para a recolha e comercialização dos produtos provenientes das províncias.


“A província do Uíge é potencialmente agrícola, mas os produtores locais ainda enfrentam imensas dificuldades no escoamento e processamento da produção.


Dos quatro corredores definidos para estes projectos, o Uíge fica localizada na região centro e sul e vai ser o ponto de partida para o arranque do projecto”, garantiu. A coordenadora do Programa Nacional de Combate à Pobreza, Rosa Pacavira, disse que os quatro principais armazéns a serem construídos nas sedes regionais escolhidas vão servir também para a retenção de reservas alimentares do Estado destinadas a intervenções pontuais, em caso de calamidades naturais ou de um outro tipo de crise, como forma de continuar a garantir alimentação condigna à população e aos centros comerciais.



Armazém em cada província



“Cada província vai ter um armazém provincial para absorver a produção dos municípios, para que possam ser escoados para os grandes mercados, supermercados, hipermercados ou outros estabelecimentos comerciais”, disse. A secretária do Presidente da República para os Assuntos Sociais deslocou-se aos municípios do Bungo e Songo, tendo avaliado os níveis de execução dos projectos ligados aos Programas Integrados de Combate à Pobreza, além de um outro de Municipalização dos Serviços de Saúde  nas duas localidades.


Rosa Pacavira visitou, no município do Bungo, um hospital, postos de saúde e a ponte construída sobre o rio Lucamba, empreendimentos inaugurados no mesmo dia pelo governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo.
No Songo, a secretária do Presidente da República para os Assuntos Sociais recebeu informações sobre os vários projectos relacionados com o aumento do número de salas de aulas, construção de postos e centros de saúde, desenvolvimento da agricultura, fornecimento de energia e água, habitação, entre outros serviços básicos que contribuem para a melhoria das condições de vida das populações locais.
Rosa Pacavira visitou um posto de saúde, habitações para professores, médicos e enfermeiros, a escola da aldeia Mbanza Pólo, a 12 quilómetros da vila do Songo, e a reserva fundiária destinada à construção de 200 habitações sociais, no âmbito do programa do Executivo de construção de casas.


Ainda no Songo, Rosa Pacavira visitou também as obras de reabilitação e ampliação da casa do administrador municipal, o hospital municipal recentemente construído e apetrechado com equipamentos modernos, e o local onde vai ser construída, nos próximos dias, uma mini-hídrica que vai abastecer a vila de água potável.



Reforço das acções



O Executivo reforçou as acções do Programa Nacional de Combate à Fome e à Pobreza, para este ano, anunciou ontem, no Sumbe, o secretário de Estado para o Orçamento, Aristides Safeca.


O membro da Comissão Nacional de Luta contra a Fome e a Pobreza disse que algumas acções do programa foram reformuladas, para reforçar o seu impacto nas comunidades, como o comércio rural e a construção de escolas.


O secretário de Estado para o Orçamento, que trabalha durante três dias na província, disse que o Executivo disponibilizou em Janeiro último verbas que vão dar continuidade às acções do programa de combate à pobreza do ano passado que transitaram para 2012.


Sem avançar o montante, Alcides Safeca acrescentou que, com as verbas disponibilizadas, vai ser feita uma nova programação das acções referentes ao ano em curso, para melhorar as condições de vida da população das comunidades rurais.


Depois de um encontro com o vice-governador para a Área Económica, Mateus de Brito, o secretário de Estado para o Orçamento visitou, no Sumbe, os reservatórios de água que abastecem a cidade, a estação de captação, tratamento e distribuição de água potável e deslocou-se à Pomba Nova, arredores do Sumbe onde igualmente se inteirou das acções de impacto social em curso na localidade.


Durante a sua permanência na província do Kwanza-Sul, o secretário de Estado para o Orçamento preside na Gabela (município do Amboim) a um encontro com todos os administradores municipais.




J.A

 


Archivos

Ultimos Posts