Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Bispo da Igreja Tocoista apresenta projecto para construção de futura universidade.

Publicado por Muana Damba activado 27 Septiembre 2011, 12:53pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 


Uíge - O bispo da Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, dom Afonso Nunes, apresentou, no último fim-de-semana, nesta cidade, ao governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, um anteprojecto para a construção da futura Universidade Tocoista (UNITÔCO), informou hoje à Angop fonte da congregação.
 
A instituição terá sessenta salas de aulas para albergar cerca de três mil alunos, em várias especialidades. A sua edificação insere-se no quadro da complexidade dos actuais desafios que visam a reconstrução do país, garantindo assim um desenvolvimento sustentável, segundo dom Afonso Nunes.
 Afonso Núnez.Bispo e chefe espritual da Igreja do Simão Toko.
O bispo dom Afonso Nunes fez a apresentação do anteprojecto no âmbito da sua visita de algumas horas ao Uíge, no último fim-de-semana.
 
Na ocasião, disse que a Universidade nessa província terá como sede em Maquela do Zombo, 293 quilómetros a norte da província, município fronteiriço com a RDC.
 
O líder avançou igualmente que a futura Universidade Tocoista de Angola é um projecto educativo incorporado no subsistema de ensino superior, sendo uma propriedade da sua denominação, em homenagem ao antigo dirigente da Igreja, adiantando ser um ganho que vai minimizar a carência da população do Uíge, bem como das outras regiões que pretenderem procurar os serviços de género.
 
Afonso Nunes afirmou que o projecto, com duração de dois anos, que vai de 2012 a 2013, está avaliado em cento e 50 milhões de dólares americanos.
 
Vai contemplar num total de três mil estudantes em regime de internamento, nas variadas especialidades das engenharias de construção civil, mecânica, industrial, informática, telecomunicações e minas e será construído numa área de 150 hectares.
 
O Instituto Superior Politécnico vai ministrar igualmente cursos de engenharia agronómica, zootécnia e ambiental, gestão de empresas económicas, Faculdade de Medicina, que contará com um hospital de apoio para 200 camas, três blocos operatórios com diversas dependências e outros.
 
Entre outras cadeiras no domínio de medicina como as análises clínicas, anatomia patológica, anestesia e reanimação, aparelho digestivo, cardiologia, cirurgia geral, dermatologia médico-química e contará com 165 salas de diversas patologias, gabinetes para os reitores, secretaria da reitoria, gabinetes administrativos, salas de reuniões, bibliotecas, reprografia, gabinetes para assuntos internacionais e outros.
 
Para ele, a instituição será assegurada por docentes com níveis de doutoramento, mestrado e licenciados como auxiliares.
 
A caravana de dom Afonso Nunes integrou vários membros da sua instituição como bispos auxiliares, diáconos e a comissão técnica para acompanhamento e execução do projecto.
 
Por sua vez, o governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, ao agradecer a iniciativa de género, disse que a Igreja além do seu papel do evangelho, é um dos parceiros sociais que vem a trabalhar junto Governo, no sentido de solucionar os problemas que afligem a população, adiantando que o desenvolvimento de uma sociedade é assegurada por do processo de ensino.
 
Apelou igualmente o empenho das demais denominações, afim de trabalharem para o desenvolvimento do país, em particular da província.
                                                 
Mais notícias do Uíge:  linklinklink                                               
              
                                                                                                         Angop



Archivos

Ultimos Posts