Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Administrador de Nsosso aponta reconstrução da comuna como prioridade

Publicado por Muana Damba activado 14 Febrero 2013, 12:58pm

Etiquetas: #Notícias da Damba

 

 

 

Nsoso 2
                Aspecto da sede de Comuna do Nsoso, município da Damba (imagem de M.G. de Deus)
Uíge - O administrador da comuna de Nsosso, 158 quilómetro da província do Uíge, João Lengo, apontou a construção de infra-estruturas sociais como principal prioridade do pelouro para este ano, com vista a mudar a imagem da localidade.
 
Falando à Angop, garantiu que no quadro do programa do governo a comuna abrangeu diversos projectos que visam a construção e reabilitação de infra-estruturas sociais, como escolas, postos de saúde e outros.
 
Disse que a sede da comuna já tem água potável, um centro médico, escola, estabelecimentos comerciais e outros empreendimentos, mas ainda assim insuficientes. Por isso, pretende-se o aumento de infra-estruturas.
 
O sistema tem um tanque com capacidade para 15 mil metros cúbicos, lavandarias, 20 chafarizes e bombeia mais de 25 mil litros por hora.
 
Funciona através de um grupo gerador de maior capacidade, instalado no centro de captação.
 
O responsável disse que 2013 será um ano de grandes realizações para a comuna de Nsosso, acrescentando que o sector social vai merecer maior atenção em termos de investimentos para as suas regedorias e a própria vila.
 
Prometeu rigor na selecção das empreiteiras que vão intervir em diversos projectos que a comuna vai implementar, no âmbito do programa municipal integrado de combate à fome e à pobreza.
 
Adiantou que serão construídas mais de 12 salas de aulas, postos médicos, um laboratório, ampliação de posto médico da comuna, casas para funcionários da saúde, educação e a construção de um mercado comunal.
 
A população da comuna de Nsosso estima-se em 24.785 habitantes, na maioria camponesa. Produz café, mandioca, arroz, feijão, ananás, batata-doce, e outros produtos locais.
                                                                                                      
                                                                                                                        Angop

Archivos

Ultimos Posts