Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Cafeicultores solicitam apoios para reforçar produção do café

Publicado por Muana Damba activado 14 Septiembre 2016, 06:08am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Cafeicultores solicitam apoios para reforçar produção do café
Uíge - Os produtores do café no município do Quitexe, 40 quilómetros da sede capital da província do Uíge, necessitam por apoios para alargar as áreas de cultivo do café, com vista a alavancar a economia local.

A preocupação foi manifestada hoje à Angop, pelo presidente da Associação agrícola “Desejo”, Estevão Campos.

Adiantou que a falta de apoios, sobretudo o crédito agrícola, máquinas de lavoura, motosserras, motobombas e outros, constitui a principal dificuldade dos camponeses na circunscrição.

Disse que nesta época agrícola a associação trabalhou 15 hectares de terras, sendo 10 para plantação de café e os restantes cinco com diversas plantações. “Trabalhamos manualmente a terra que é fértil, mas devido à falta de apoios não podemos alargar a produção”, referiu.

Estevão Campos deplorou o baixo preço que está custar o kg de café, visto que não corresponde com os esforços empreendidos pelos produtores de café. “Actualmente o quilo de café mabuba está ser comercializado no valor de 60 kwanzas, preço que não satisfaz os produtores de café, queremos que este valor seja adequado de acordo com a realidade e a importância do produto para dar coragem aos produtores de café”, acrescentou.

Por sua vez, a administradora municipal do Quitexe, Maria Pinto, encorajou a população no sentido de alargar cada vez mais a produção do café, apesar das dificuldades, pois dias melhores virão.

Com uma extensão geográfica de 3.872 quilómetros quadrados, o município de Quitexe está localizado a 40 quilómetros a sul da cidade do Uíge, é composto por três comunas (Vista Alegre, Aldeia Viçosa e Cambambe), 75 aldeias, 17 regedorias e uma população estimada em 34.297 habitantes.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts