Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Alunos em Makela do Zombo, falam sobre clima de paz no ensino e aprendizagem

Publicado por Muana Damba activado 2 Mayo 2016, 11:12am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Imagem de arquivo

Imagem de arquivo

Uíge - Mais de mil alunos do II ciclo do município de Maquela do Zombo, 267 quilómetros a norte da cidade do Uíge, participaram sábado, nesta cidade, numa jornada pedagógica e cientifica, que abordou temas como "A paz - um factor social e determinante no processo de ensino e aprendizagem das novas gerações".

O evento promovido pela direcção local da escola do II ciclo do Ensino Secundário marcou o encerramento oficial do mês da Paz e da Juventude.

O director municipal da escola do II Ciclo de Ensino Secundário, Neves Lundemiko Luvunga, ao dissertar durante o acto, disse que a educação é um processo complexo, consciente e obrigatório e que necessita de um ambiente cómodo, pelo que a efectividade das suas práticas aos formandos, requer um clima pacífico.

Neves Lundemiko sublinhou que por mais que haja uma projecção relativa ao desenvolvimento humano, sem a paz, não seria possível o alcance de qualquer objectivo, por que tudo quanto a sociedade pretende aplicar para um fim, terá uma probabilidade improfícua.

Afirmou que Angola sendo um país soberano e independente, a sua constituição baseia-se na dignidade humana e na vontade dos cidadãos, que tem como objectivo fundamental a construção de um tecido social com uma identidade livre, justa, democrática, solidária, de paz, igualdade e de progresso, que requer uma actuação que concorra para uma unidade pragmática no seio de todos os angolanos.

Disse que a paz tem um carácter de valorizar o indivíduo e a lei e a segurança que protegem o cidadão, garantindo lhe dignidade humana, dentro das regras de estado de direito e democrático.

O evento contou com a presença de governantes, académicos, autoridades tradicionais, políticos, efectivos das forças armadas angolanas, professores e estudantes de todos os níveis e decorreu num ambiente de grande euforia, com diversas manifestações culturais.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts