Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Serviços de saúde notificam 10 casos suspeitos de Febre amarela

Publicado por Muana Damba activado 10 Febrero 2016, 19:48pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Serviços de saúde notificam 10 casos suspeitos de Febre amarela
Uíge - Dez casos suspeitos de febre amarela, foram notificados nos últimos dias em diversos pontos montados nas principais unidades hospitalares, na província do Uíge, anunciou terça-feira a Angop, a directora provincial do Uíge da Saúde, Luísa Cambuta.

Luísa Cambuta disse que as amostras recolhidas foram já encaminhados a Luanda para confirmação ou descartar.

Segundo ela, medidas preventivas foram tomadas, tais como a montagem de postos satélites de vigilância epidemiológica nas principais unidades hospitalares, desde a confirmação de casos em Luanda, tendo em conta a livre circulação de pessoas e bens, que facilita a transportação da doença.

“Com o funcionamento destas equipas foram notificados 10 casos que estão dentro da definição de febre-amarela. Destes, três casos, tiveram um vínculo epidemiológico, vieram do município de Viana, em Luanda, onde se encontra o foco da doença, um do município do Cazenga, e outro do 1º de Maio”, esclareceu.

A princípio, disse, foram montados postos satélites de vigilância epidemiológica no Hospital provincial do Uíge, hospitais municipais, assim como nos centros de saúde.

Localmente, prosseguiu, continuam a ser tomadas outras medidas preventivas tais como, a mobilização e sensibilização da população e o tratamento dos criadores(focos) de mosquitos, com intensificação da campanha de fumigação intra e extra domiciliar.

“Na província do Uíge não temos problemas com as nossas crianças, porque a vacina contra a Febre Amarela é uma vacina de rotina e nós temos uma cobertura acima dos 97 por cento”, assegurou

A responsável pediu entretanto, a população, tendo em conta as principais vias de transmissão e causas que fazem com que haja reprodução de mosquitos, a necessidade de tratarem bem os quintais, limpando as casas de banho e tapar devidamente os recipientes e reservatórios de água.

Luísa Cambuta esclareceu que o mosquito Aedes aegypti, causador da mesma doença, gosta muito de água limpa.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts