Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Educação financeira é ensinada nas escolas

Publicado por Muana Damba activado 14 Febrero 2016, 09:45am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Fotografia: ANTÓNIO CAPITÃO

Fotografia: ANTÓNIO CAPITÃO

Por António Capitâo

Nas escolas do primeiro ciclo do ensino secundário dos municípios do Uíge, Negage, Quitexe e Songo vão ser ministradas matérias relacionadas à educação financeira com vista dotar os alunos de conhecimentos e técnicas que os permitam reforçar os princípios da literacia financial nas suas famílias, disse, ontem, na cidade do Uíge, o chefe do departamento de administração e gestão da direcção provincial da educação, ciência e tecnologia.

Alexandre Canica que procedeu ao encerramento do seminário de capacitação de 42 professores que leccionam as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Inglês e Francês disse que aeducação financeira tem por propósito auxiliar os consumidores na administração dos seus rendimentos, as suas decisões de poupança e investimento, consumir de forma consciente e ajudar a prevenir situações de fraude. Referiu que face a actual cenário económico e financeiro do país é necessário que os angolanos desenvolvam novas tendências quanto à gestão financeira pessoal e das suas famílias. Referiu que a educação financial começa a ganha importância com o aumento progressivo da complexidade dos mercados financeiros e produtos financeiros, de mudanças económicas e políticas. Sublinhou que a literacia financeira não vai ser implementada como uma nova disciplina no plano curricular das escolas, mas os professores de Língua Portuguesa, Matemática, História, Inglês e Francêsda 7.ª e 10.ª classe, recentemente capacitados, vão introduzir capítulos sobre a educação financeira nos seus programas anuais de aulas.

“O actual contexto da economia mundial provocado pela queda do preço do barril de petróleo no mercado internacional tem obrigado o governo a desenvolver esforços para emendar muitas dificuldades. Neste âmbito está a trabalhar para que a população, sobretudo aquela inserida no sistema de ensino, pautem por uma educação financeira com vista a uma melhor qualidade de vida, gestão organizada das finanças pessoais e familiares evitando o estresse e outras doenças”, disse.

Durante quatro dias os professores das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Inglês e Francês das escolas dos municípios do Uíge, Negage, Songo e Quitexe absorveram conhecimentos sobre os “conceitos da literacia financeira”, “bancarização e economia”, “decisão de compra” e “consumo consciente”.

O professor Alexandre Quela destacou, em nome dos outros docentes formados, a importância do ciclo formativo e da instrução da população estudantil sobre a educação financeira e defendeu a necessidade da mesma ser implementada em todas escolas da província para uma maior abrangência aos habitantes da região. “Estamos melhor capacitados para podermos transmitir conhecimentos teóricos e técnicos sobre a educação financeira aos nossos alunos durantes as nossas aulas. Deste modo vamos ajudar para a criação de uma sociedade mais educada financeiramente”, garantiu o docente.

Archivos

Ultimos Posts