Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


INCA produz mais de cem mil mudas de diversas plantas em 2014

Publicado por Muana Damba activado 30 Enero 2015, 03:24am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Uíge - Cento e 27 mil, 510 mudas de cafeeiros e palmeiras foram produzidas no ano transacto na província do Uíge, visando o fomento de produção de novas plantas com maiores índices de produtividade e consequente aumento da produção do bago vermelho na região, anunciou hoje, quinta-feira à Angop, o chefe do Instituto Nacional do Café de Angola (INCA) no Uíge, Vasco Gonçalves António.

Vasco António ressaltou que do número de mudas produzidas, 120 mil foram plantadas em 109 hectares, fruto do trabalho realizado pelas brigadas técnicas instaladas nos diversos municípios da província.

“Nós produzimos 82 mil e 510 mudas em 36 viveiros de cafeeiros e 45 mil de palmeiras, absorvidas pelos fazendeiros locais e alguns dos municípios de Camabatela e do Quibaxe”, explicou.

Segundo Vasco António, durante o período em análise, as brigadas técnicas dedicaram-se também na identificação e acompanhamento de novas plantas para produção de sementes nas explorações agrícolas familiares, com maior realce ao processo de selecção de plantas na base da quantidade de frutos produzidos.

“Neste processo, foram identificadas e seleccionadas 50 plantas matrizes, todas com produção por planta acima dos 10 quilogramas de café cereja, o que significa que se for feito um bom trabalho de selecção para a produção de mudas, tanto por via generativa, como vegetativa, será possível, em breve, produzir-se acima de duas toneladas por hectare de café mabuba, contra os actuais 200-400 kg”, augurou o responsável.

Quanto à assistência técnica, ressaltou, as brigadas técnicas através dos seus dinamizadores rurais acompanharam regularmente acções agro-técnicas nas explorações agrícolas familiares, nas escolas de campo e campos de demonstração instalados nos municípios do Uíge, Mucaba, Quitexe, Songo e Negage, através de várias visitas de campo aos produtores.

Vasco António fez saber que durante o ano transacto, para melhorar a produção e produtividade na região, realizaram seis seminários de capacitação aos líderes comunitários produtores de café, onde abordaram temas como, “A produção de mudas”, ”Produção de sementes”, “Instalação de alfobres e viveiros”, entre outros.

Um total de 23 associações de camponeses e 22 cooperativas com oito mil e 324 produtores que trabalham em 252 mil 331 hectares, sendo 170 mil 757 com café e 31 mil 528 outros em exploração, estão controlados actualmente pelo sector na província do Uíge.

Garantiu que a instituição continuará a manter contactos com empresas nacionais e estrangeiras com interesse de financiar a produção e comercialização do café na província, com vista a incentivar e melhorar a actividade na região.

Via Angop

INCA produz mais de cem mil mudas de diversas plantas em 2014

Archivos

Ultimos Posts