Luanda – O vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, apelou hoje, quinta-feira, na cidade do Uíge, às autoridades tradicionais a empenharem-se nas tarefas do
desenvolvimento da província e na melhoria das condições de vida das populações.
Fernando da Piedade falava numa reunião com as autoridades tradicionais do Uíge, no quadro da visita de dois dias, iniciada na quarta-feira.
Pediu para sensibilizarem as comunidades a participar na produção de alimentos, para acabar com a fome, ajudar a reduzir o défice alimentar no país, e no futuro exportar a produção.
Encorajou o reatar da produção do café, para que a província atinja níveis consideráveis de produção e contribua para a angariação de mais receitas para o país.
O vice-presidente da República declarou que o Executivo está a prestar atenção aos programas de reabilitação de vias, com destaque para as intermunicipais, com vista a facilitar o escoamento de
produtos do campo para cidade e evitar que os produtos se deteriorem nos pontos de produção.
Falou ainda da necessidade de se reactivar a rede comercial para que a produção chegue efectivamente aos consumidores.
À Universidade Kimpa Vita recomendou a adequar o curriculum às necessidades de desenvolvimento da província, formando quadros em domínios como da agronomia e veterinária, atendendo as
potencialidades agro-pecuárias da região.
Respondendo a uma petição das autoridades tradicionais, prometeu apoiar os camponeses em meios, como tractores, para melhorar a produção de bens alimentares.
Os representantes das autoridades tradicionais revelaram pretensão de ultrapassar a agricultura de subsistência, e tender para práticas agrícolas mais modernas.
Angop
Mais: