Vice-governadora exorta busca de mecanismos para defesa das línguas nacionais.
![]() |
Vice-governadora do Uíge para a área social, Piedade Samuel Hebo |
Uíge - A vice-governadora para a área social, Piedade Samuel Hebo, exortou hoje, nesta cidade, a necessidade da busca de mecanismos capazes de defender e preservar as línguas nacionais face ao processo de globalização.
A responsável, que fez o pronunciamento na abertura do IV Encontro Nacional sobre as Línguas Nacionais, em representação do governador Paulo Pombolo, disse ser urgente a defesa das línguas nacionais como identidade cultural angolana.
Piedade Samuel afirmou ser estratégia de implementação o reconhecimento por parte do governo angolano das línguas nacionais como veículo da cultura, assim como promove o seu uso em diversas esferas da vida nacional e particularmente no sistema de ensino, assim como nos meios de comunicação social.
Ao manifestar a sua satisfação pela escolha da província para albergar importante evento, advogou que o mesmo contribuirá para unidade na diversidade apesar da sua complexidade.
O encontro, promovido pelo Instituto Nacional das Línguas Nacionais, enquadra-se nas comemorações do 35º aniversário da Independência Nacional e pretende, entre outros objectivos, a actualização de dados sobre a situação sociolinguística de Angola para permitir a elaboração de um plano de acção linguística para Angola.
Angop