Uige - O governo provincial do Uige construiu este ano 162 escolas que correspondem a 615 salas de aula, com as quais foi possível inserir 400.437 alunos nos diversos sistemas de ensino.
As novas escolas foram construídas no âmbito do programa de investimento público e de combate à pobreza.
Estes dados foram dados a conhecer pelo governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, aquando do balanço do ano 2013, tendo dito ainda que 25.259 alunos de 166 escolas beneficiaram de merenda escolar durante o ano, prevendo-se em 2014 o aumento da quantidade de merenda para atender mais alunos.
Para Paulo Pombolo, o ensino superior constitui um dos sectores que cresceu na província, pois além do aumento de número de estudantes que passaram para 4.564 estudantes na Universidade Kimpa Vita, 5.541 outros encontram-se a estudar no Instituto Superior de Ciências de Educação.
"Podemos também considerar as inúmeras acções de carácter académico e científico realizadas nas duas instituições académicas, assim como a melhoria das infra-estruturas e meios de apoio para o seu normal funcionamento", rematou.
Como disse, no ano que está prestes a terminar, os esforços do governo foram direccionados na melhoria de condições de ensino e aprendizagem, com destaque no tratamento das questões ligadas a actualização das categorias de professores do ensino geral.
Para o efeito, adiantou, dos 14.257 professores colocados na província, 12.657 viram as suas categorias actualizadas, sendo que os outros, no decorrer do próximo ano, também terão a situação regularizada junto do ministério de tutela.
Ressaltou ter se registado ainda durante o ano 2013, 22.257 pessoas alfabetizadas do I, II e III ciclos orientados por 749 alfabetizados, bem como referiu que, neste ano, foram formados 119 monitores de educação física nos 16 municípios que compõem a província.
Angop