Uíge - Catorze mil 80 chefes de famílias com 56.320 dependentes foram assistidos em 2013 pela direcção provincial da Assistência e Reinserção Social, no Uíge, região que conta com 70.400 pessoas em condição de vulnerabilidade.
O governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, que revelou o facto quando procedia o balanço do ano, disse que os cidadãos assistidos são oriundos da República Democratiza do Congo, sendo 49.807 delas encontram-se já reassentadas.
Disse terem sido realizadas, satisfatoriamente, os programas de localização e reunificação familiar, assistência a pessoas idosas, reabilitação baseada na comunidade, da geração de trabalho e renda, assim como de apoio a reintegração sócio profissional dos ex-militares.
Destacou a divulgação permanente durante o ano de 2013, da lei contra a violência doméstica na província, o que visou esclarecer sobre as consequências deste mal.
Paulo Pombolo garantiu que foram assistidos 2.140 casos que se situam na faixa etária dos 20/45 anos de idade.
Avançou igualmente que o governo continuará a apoiar as organizações juvenis através do Conselho Provincial da Juventude e contribuirá de forma decisiva para a promoção de iniciativas que mobilizem os habitantes da região.
"Vamos incentivar o espírito de trabalho, dialogo, criatividade, formação académica e profissional, o empreendorismo e o turismo", salientou.
No sector da comunicação social, o governante enalteceu o papel dos profissionais deste ramo na divulgação factos noticiosos sobre o estado actual da província, respectivo municípios e comunas.
Angop