Secretário de Estado enaltece inovação no cultivo do café
Uíge - O secretário de Agricultura, Amaro Taty , enalteceu hoje, quinta-feira na vila de Mucaba, o trabalho de inovação do cafeeiro que está sendo realizado pelos agricultores na região, no quadro do relançamento da produção do "bago vermelho".
Falando aos jornalistas o termo da de 72 horas, a província cafeícola o governante reconheceu que a produção do café está a viver um momento inovador acreditando em resultados positivo na próxima colheita .
Sem revelar o preço provável do produto deu a conhecer que o Executivo angolano esta a reflectir profundamente sobre o valor que será estipulado para a comercialização do produto no mercado.
Garantiu que estão em curso, contactos para se encontrar consenso relativamente a tabela de preços a ser praticada. " Existem já empresas publicas e privadas interessadas na compra de café.
"Temos cafeeiros velhos e algumas propriedades com viveiros úteis para novas plantações ", garantiu, antes de referir que algumas brigadas técnicas estão a efectuar trabalhos de manutenção em 60 reservatórios do produto", disse.
Amaro Taty deu a conhecer que um dos incentivo do Executivo é proporcionar a criação de viveiros que vão permitir a reprodução de cafeeiros.
ele, o Instituto nacional de café tem evidenciado esforços de fomento da mesma actividade através de entrega de bens aos produtores visando aumentar a produção interna, no âmbito do programa que visa a diminuição da pobreza.
Assegurou que o da produção local, vai diminuir significativamente a importação de alguns produtos.
Amaro Taty disse que a intenção do governo angolano é de implementar uma agricultura mecanizada, devendo para concretizar-se a aquisição de tractores e outros instrumentos que facilitem a concretização do .
Durante a sua permanência no Uíge, Amaro Taty que se fez acompanhar de altos funcionários do seu ministério, visitou o complexo agrário do Dala , as brigadas técnicas de café campos de criadores de gado caprino assim como o futuro centro de investigação agrária nos municípios de Negage, Damba e Mucaba.
Angop