Responsável da Associação Zombo Dieto apela ao trabalho em união.
Vista parcial da vila de Makela
O presidente da Associação Zombo Dieto (Azodi), que congrega naturais e amigos do município de Maquela do Zombo, apelou hoje (sábado) a todos os cidadãos a trabalharem em união para o desenvolvimento socioeconómico do país.
Luta Sebastião fez este apelo ao discursar no acto de inauguração da sede da associação, tendo afirmado que todos estão mobilizados rumo aos desafios do futuro, trabalhando em espírito de equipe que caracteriza a organização.
"Apelo aos meus concidadãos a não se absterem dos esforços que devem ser empreendidos por todos, porque só unidos podemos alcançar os objectivos preconizados pela associação que pretende ser um parceiro forte do governo na resolução dos problemas que afectam as comunidades", frisou.
Na ocasião o responsável realçou que esta associação é filantrópica e solidária e não tem pretensões partidárias, nem políticas.
"Ao nos perguntar, como queremos ser lembrados, plantaremos as sementes para viver nossas vidas, fazendo a diferença na qual ofereceremos o nosso próprio e exclusivo legado de forma a tornar o mundo em que vivemos um lugar melhor do que aquele em que nos encontramos ", asseverou no seu discurso.
No acto actuou o grupo folclórico " Angola Kiesse", proveniente do município de Maquela do Zombo, o qual se dedica a divulgar os valores culturais da circunscrição.
A associação visa em primeira instância aglomerar os naturais e amigos de Maquela do Zombo, uma vez que há muitos quadros oriundos dessa região e tem a necessidade de estarem organizados com vista a terem uma maior projecção em acções socioeconómicas.
Visa também levar a cabo acções que promovam a afirmação da identidade cultural, que Luta Sebastião considerou estar em crise, principalmente no seio da juventude, uma vez que se negam a falar a
língua materna e desconhecem a forma de resolução de diversos problemas, como o caso de funerais, casamentos e conflitos familiares.
A Associação Zombo Dieto foi fundada a 5 de Dezembro de 2009 com o objectivo de promover o bem-estar social no município de Maquela do Zombo.
Angop