Uíge - A directora
adjunta do Departamento de Assistência para África dos Estados Unidos da América, Mary Margareth Lang, deslocou-se hoje aos municípios da Damba e Maquela do Zombo, com vista a constatar a
situação dos angolanos saídos da República Democrática do Congo.
A responsável, antes da sua partida para os municípios da Damba e Maquela do Zombo, manteve um encontro com o governador Paulo Pombolo.
Falando no encontro, Mary Margareth Lang explicou que a sua vinda ao Uíge, numa visita de trabalho de dois dias, serve para ver de perto o que as outras organizações já fizeram a respeito da população vinda da RDC.
"Nós vamos hoje para a Damba e Maquela do Zombo constatar o trabalho feito pelo Ministério da Assistência e Reinserção Social, assim como as demais organizações que já estenderam a sua mão por aqueles que necessitam de ajuda", disse.
Na Damba a responsável vai visitar as turmas do ensino da língua portuguesa para os angolanos vindos da RDC, aldeia Mbide Emil (projecto da OIM e projecto das Caritas), enquanto em Maquela do Zombo visitará as naves de mini-oficinas para formação socioprofissional dos regressados da RDC e as turmas da língua portuguesa, também projecto OIM, na Universidade Kimpa Vita.
Por seu turno o governador Paulo Pombolo, depois de agradecer o apoio do departamento da assistência para África dos Estados Unidos de América na integração dos angolanos vindos da RDC, disse que o gesto vai ajudar a suplementar algumas dificuldades dos regressados, principalmente na sua integração quanto a língua portuguesa.
"Felizmente a maior parte desta população foi reintegrada, ganhando espaços para cultivar os produtos do campo. Gostamos, por outro lado, porque nas comunidades onde foram instalados a uma certa solidariedade das pessoas que eles encontraram", frisou, sublinhando que a integração decorreu bem, visto que os 25 mil angolanos foram todos atendidos.
Dezassete técnicos de saúde que prestam trabalhos em farmácias, no município da Damba, província do Uíge, foram capacitados em matérias de gestão de medicamentos durante cinco dias.
Falando na cerimónia de encerramento da acção formativa, o chefe local dos serviços sociais, Jorge Capololo, frisou que a actividade vai contribuir para a melhoria dos serviços prestados
à população.
Durante cinco dias, os participantes abordaram temas sobre a "A avaliação do armazém", "Gestão de Stock", "Uso racional de medicamentos", entre outros.
O município da Damba dista a 197 quilómetros a norte da capital da provincial do Uíge.