Promessas mortas para Damba
Por Branquima Afonso Kituma.
Alguns dirigentes, sobretudo do partido no poder, que passam por lá (Damba), deixam promessas.O número de promessas feitas são incontáveis! Muitos dos membros do executivo angolano são naturais do Damba, ministros, embaixadores, deputados, governadores e até deputados na Assembleia Nacional da República de Angola são originários deste território. Duvido que a nível de directores das empresas nacionais faltem os anandambas, mas por estranho que parece, essa mesma Damba (em ruinas) está sendo suportada por seus filhos e amigos com meios muito limitados, e questiona-se o porque a não reacção, sobre o desenvolvimento da Damba, dos acima referidos que vemos na televisão, a inaugurar empreendimentos noutras localidades e discursar sobre o futuro melhor das mesmas?
No exterior de Angola, em Portugal mais concretamente, saiu a voz da revolta: "Queremos vistos para construir o aeroporto da Damba em 60 dias ! ". Esperamos que não lhes sejam impostos impedimentos. São naturais da Damba e com direito a nacionalidade quando assim o desejarem, isto de acordo a legislação. Louvado seja o Senhor Jesus Cristo por estes, que pelo menos manifestaram solidariedade com o caso da Damba e devem merecer o nosso total apoio !
Invocam hoje razões de falta de quadros para desafios futuros no caso da província do Uige. Achamos triste porque as condições não são reunidas para atrair quadros e formar mais quadros.
Mas o que, finalmente, se passa na mente dos Bakongos em Angola ? Damba, se formos a ver, é um dos celeiro de quadros em Angola ! Em todas as estruturas da função pública, temos os Musi Damba. São esses que fogem ou abandonam o território, por diversas razões, em busca das melhores condições de vida nas grandes cidades e outros foram obrigados deixar a sua terra querida, para continuar os estudos noutras localidades que oferecem condições para tal.
Como póssivel que o governo até aqui, não entende ser protagonista de fuga de cérebros para certas zonas no Pais ? Não informam a verdade, não opinam, cuidam somente das suas barrigas e as dos amigos.
O desenvolvimento de Damba depende de ti, de mi, de nós todos ! Importa pensar e fazer algo para Damba. As promessas até aqui feita aos povos de Damba são mortas.