Professores dos municípios aumentam conhecimentos
Por Joaquim Júnior

Professores do ensino especial colocados nos municípios do Uíge, Puri e Quimbele participaram durante dez dias, numa das escolas do I Ciclo na cidade do Uíge, numa acção de formação pedagógica.
“Os Fundamentos da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, “Deficiência Física Visual”, “Transtorno Intelectual”, “Alta Habilidade”, “Deficiência Auditiva”, “Tecnologias Assistidas”, “Atendimento Educativo Especializado” e “Transtorno de Conduta” foram os temas tratados na acção formativa.
O chefe do Departamento do Ensino Geral da Direcção Provincial da Educação, disse que a acção formativa era o cumprimento das orientações do Ministério da Educação destinadas a melhorar a
qualidade do ensino em todos os subsistemas. A educação, lembrou, é um factor determinante para o desenvolvimento da sociedade. Enquanto processo de socialização, prosseguiu, é exercida nos
diversos espaços de convívio social, seja para adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade.
Dinis Maculo declarou que o ciclo de formação dirigido aos professores do ensino especial se realizou principalmente para melhorar a sua qualidade e a aprendizagem dos alunos com necessidades
educativas especiais.
Os participantes pediram no comunicado a criação de condições para a construção de centros de apoio à inclusão escolar e multiplicação de professores em matéria de educação especial.
A coordenação provincial do Ensino Especial no Uíge tem o registo de 296 alunos, que frequentam aulas da 1ª à 6ª classe nos municípios de Uíge, Puri e Quimbele.
J. A