Por Edson Bengui | Damba
A administração municipal da Damba, província do Uíge, distribuiu moageiras, instrumentos de trabalho e redes de mosquiteiras à população carenciada da regedoria do Quiteca.
Entre os instrumentos de trabalho, constam enxadas, catanas, limas e machados.
A oferta surge em reposta às preocupações apresentadas pela população local, durante a visita efectuada pela administradora àquela localidade.
O bairro Kinteka, o centro da regedoria com o mesmo nome (foto de Makunza
tungo)
Maria Cavungo disse que o mais importante é resolver os problemas das populações e, por isso, no âmbito do Programa de Combate à Pobreza, os bens entregues vão, de certo modo, minimizar as dificuldades da população.
A administradora pediu à população para se unir em associações de camponeses, para que possa beneficiar de financiamentos bancários, no âmbito do “Crédito de Campanha Agrícola”, instituído pelo
Executivo.
O regedor do Quiteca, Guilherme Cardoso, assegurou que os bens vão ajudar a minimizar as dificuldades que a população local ainda enfrenta actualmente.
“Pensamos que este tipo de apoios devem continuar a ser dados, porque as dificuldades são várias e os bens recebidos não são suficientes para ajudar a resolver todos os problemas”, referiu.
A população de Quiteca está calculada em 735 mil habitantes, maioritariamente camponeses, distribuídos pelas aldeias Qialala, Quimbenza e Quinsanga.
J.A