Os regressados da RDC beneficiaram lotes para a construção.
Os regressados angolanos regressados da RDC.
Duzentos e 66 angolanos expulsos da República Democrática do Congo (RD Congo), reassentados no município da Damba, 197 quilómetros a norte da cidade capital da província do Uíge, beneficiaram há dias de lotes para a construção de residências, informou hoje, terça-feira, fonte oficial.
O chefe da área municipal do Ministério de Assistência e Reinserção Social, Joaquim Vidal Zangui, disse à Angop que os beneficiários receberam igualmente diversos bens alimentares e outros meios como chapas de zinco, catanas, enxadas, machados, limas e serrotes.
Os 266 beneficiários são chefes de famílias enquadrados em associações de camponeses.
Entretanto, os beneficiários manifestaram a sua satisfação pelo donativo do governo que visa incrementar a produção agrícola de auto-sustentabilidade das famílias, bem como contribuir no combate à fome e pobreza.
O responsável de uma das associações agrícolas, Mpungui Alberto, frisou que a mesma controla 50 camponeses que desbravaram com instrumentos rudimentares, na época transacta, quatro hectares de terra para o cultivo de mandioca, feijão macunde, gerjelim, batata-doce e hortícolas.
O município da Damba está situado à norte da cidade capital da província, possui uma população estimada em mais 100 mil habitantes, maioritariamente camponesa, que cultuvam mandioca, feijão, batata doce e rena, café, ginguba, hortícolas, entre outros produtos.
Angop