Por Domingos Mavunino " BOBILA "
Sou filho de Mavunino Kialevuca e de Ulevo Cassango, natural de Wembo sendo a minha clã.
Kise kiame kikenge (Kingudi Mbunga)
Kanda diame Wembo Wa Kongo
Vata diame Wembo bosi una mpovele kala, diafitakene ye Kimazebo, muna Wembo nkumbu ya Mavunino, yetu kaka tuna yau, kuvilankana ko i mono kibeni kuani Lumingu Lua Mavunino ma Kialevuca.
Ngina in tekelo wa Ngode Ibangu izelenge mpangi a ntinu ye Nkatu kibinda.
Mavimpi ye mavimpi diaka, tulombe kwa nzambi voi Damba ka i meni diaka nfuta ko, yetu kibeni mindamba tuvangi luzolo luawonso no muna tomessa vata dietu.
Na wenda ku damba vana Wembo ki mbangi se wamona kiau, kisongele vo luzolo lua vata lunina.
Tangu yele, mavimpi menu yenu kulu mindamba .
Mindambas kuna Damba (imagem do Humberto Afonso) .
É de louvar a iniciativa do Tony Sofrimento a dirigir a saudação em kikongo que muitos igonoram falar, principalmente a juventude actual.
Também tive a oportunidade de ver algo de Zé de Oliverira e Verissimo André Teca que muito me agradou,mas no contexto dos mindambas muito estamos a perder uma vez que quando visitamos o Municipio ou aldeias, nunca contactamos os velhos conhecedores da materia em termos deste Municipio e seus bairros. Sómente limitamos a contactar a Administração para cedencia deste ou daquela parcela e que muita das vezes as mesmas parcelas trazem conflitos.
Nós temos na Damba uma figura de referencia que é o velho Manuel Tungo, defensor dos jovens da Damba e mediador destes tais conflitos de parcelas, falei deste velho não por ser o pai do Tony, mas sim pai de todos nós, até por sinal muitos que estão no topo passaram por ele e a sua esposa D.Isabel como carinhosamente nos habituamos lhe chamar.
Os meus abraços são extentivos a todos mindambas.
Comentário postado no artigo: link