Nzambi ya Mpungu...Não sei...Vou procurar...
Por Dr José Carlos de Oliveira
Trata-se de uma das expressões que utilizamos quando saudamos alguém. Porêm, na língua Kongo, existe entre outras a expressão: luxikamene que traduzida para português resulta em "Como tens passado?", todavia esta frase no kikongo idiomático é muito profunda, equivale a dizer "como passaste a noite, como chegaste até aqui, enfim como é que tem sido a tua vida e a dos teus", portanto a pessoa a quem nos estamos a dirigir percebe através do espaço de tempo que mediou entre a última vez que nos encontramos até este momento, se estamos inteirados do que lhe diz respeito, logo, a frase "acordaste bem" é muito profunda.
O Espirito da "Lenga Lenga": "Lenga-Lenga" era uma expressão usada em diversas tribos de Angola, muito conhecida por esse mato fora e não só. Era conhecida por se tratar (para quem não conhecia a profundidade do termo) por uma conversa que nunca mais tinha fim.
Explicando-me melhor, era e é, uma espécie de sessões continuas do parlamento da Assembleia da República. Os tribunos
expressavam-se (e alguns ainda se expressam bem), mas só falam! não querem dizer nada...
Imaginemos uma viatura parada por falta de combustível em “terras do fim do mundo”. Os seus ocupantes, quase sempre resolvem
meter-se ao caminho até chegarem à povoação mais próxima que, por vezes, se encontra a horas e horas de distância . Durante o percurso fala-se de tudo, como estratégia para chegar ao destino
sem se dar por isso.
É com este espírito que iniciaremos a nossa “lenga lenga” conversando acerca da filosofia Negro-Africana. Os povos
Kongo serão o motivo de introdução, como filósofos, diplomatas e exímios contrabandistas (leia-se que, de vez em quando, escapam aos impostos). Serão o pretexto para a abordagem de diversos
temas que irão surgindo ao longo do caminho, afinal a nossa Vida coletiva.
A Vida pode ser considerada uma "lenga lenga" no dizer de alguns povos de Angola. A "lenga lenga" é a
manifestação da Palavra. Ela é o principio da energia vital interior, é com ela que participamos da Vida.
A Palavra é o instrumento da exteriorização do pensamento do homem. Necessita de um suporte conceptual,
neste caso a lei da participação de (Lucien Levy Bruhl). Ela explica que NÓS somos constituídos pelos que já partiram, pelos presentes e pelos que hão
de vir. E por isso vamos falando, falando, realizando assim a Participação Vital.
As crenças de ontem e de hoje dos Povos Kongo
Quando se apresentam fontes tão credíveis como as seguintes, apetece-nos, por exemplo, dizer: porque é que os Kongo (como consta do documento inserido pag.170) apelidavam os brancos vindos do mar christão que traduziam por Muncuici, ou seja Munkissi?Tal como na pag.117 De Deus é Zambi Ampungu?

Princípio conceptual que rege o tema
1º Pensamento Lei da pré lógica
2º Pensamento : Lei da participação
Continua...
Fonte:http://estudosafricanos.com/