Núncio Apostólico homenageia Afonso Nteka, primeiro Bispo da Diocese de M'banza-Kongo
O primeiro Bispo de Mbanza Kongo, Afonso Nteka, foi homenegeado. (Foto de apostolado)
M'banza-Kongo – O Núncio Apostólico da Igreja Católica em Angola, Dom Novatus Rugambwa, homenageou hoje, em M'banza-Kongo, o primeiro Bispo da Diocese local, Dom Afonso Nteka, falecido num acidente de viação, em 1991, na vila do Nóqui.
A homenagem consubstanciado na deposição de uma coroa de flores no seu túmulo, localizado junto à antiga Sê Catedral Católica (Kulumbimbi).
A mesma inseriu-se no programa da sua visita pastoral de 12 dias à província do Zaire, destinada à confirmação e ao fortalecimento das comunidades católicas.
No aeroporto de M'banza-Kongo, o prelado recebeu saudações de boas-vindas da vice-governadora provincial, Ângela Diogo, em representação do governador José Joanes André, missionários, grupo juvenil e outros.
Na sua breve intervenção, que serviu para saudar e abençoar os fiéis católicos na Praça da actual Sê catedral, Dom Novatus Rwugambua disse que veio ao Zaire como humilde servo na vinha do Senhor, para partilhar as alegrias e os frutos da Páscoa com a comunidade católica.
Disse trazer uma mensagem de anúncio de que "Cristo ressuscitou verdadeiramente", frisando que "Deus aceitou sofrer, morrer e ressuscitar" para restituir ao homem a sua verdadeira dignidade".
O programa da visita chegado à Angop reserva missas pastorais, encontros com as autoridades governamentais, catequistas, visitas a vários projectos sociais da igreja, devendo deslocar-se também aos municípios de Kuimba, Tomboco, Nzeto e Soyo, onde vai cumprir semelhante agenda.
Esta é a primeira visita de Dom Novatus Rwugambua ao Zaire.
Angop