Ministro da Agricultura destaca parcerias com Movimento Espontâneo.
O ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Afonso Pedro Canga, destacou neste sábado, no Huambo, as parcerias entre o Movimento Nacional Espontâneo (MNE) e as estações agrárias para a dinamização das actividades.
Pedro Canga, que falava no encerramento da 1ª reunião metodológica nacional sobre as brigadas comunitárias "Bom Kamba", considerou necessário que os brigadistas do MNE dediquem também a sua atenção às cooperativas de pescadores e de reflorestamento.
Solicitou também à direcção do Movimento Nacional Espontâneo dedicação e espírito de missão na realização de acções que contribuam para a resolução dos problemas básicos das populações, principalmente as mais necessitadas.
“Estas iniciativas, pelo seu carácter humanitário, dão sentido prático as instituições de utilidade pública”, sublinhou.
No dizer do ministro, o engajamento do MNE no programa municipal integrado de desenvolvimento rural e combate à pobreza irá contribuir para que o país alcance resultados positivos, que se traduzam na melhoria das condições de vida das populações.
"Ao apoiarem os camponeses a produzirem mais e melhor, a comercializarem os seus produtos e ao aumentarem as suas capacidades de geração de rendimento, as brigadas Bom Kamba estarão a colocar uma pedra fundamental no programa de reconstrução", frisou.
Encorajou o Movimento Nacional Espontâneo e as suas brigadas a fazerem parcerias com as Estações de Desenvolvimento Agrário, com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e com as associações e cooperativas de pescadores para que o seu rendimento seja dignificado.
O ministro pediu aos brigadistas que ensinem as populações as boas práticas de produção alimentar, de comercialização e principalmente estimulem a juventude do meio rural a encontrar formas de ocupação.
O encontro orientado pelo vice-presidente do MNE, Job Capapinha, debateu temas sobre a constituição e o funcionamento da brigada
"Bom Kamba", os indicadores para a inserção das brigadas em actividades de apoio ao programa municipal integrado de desenvolvimento rural e combate à pobreza.
Participaram do evento, o governador do Huambo, Faustino Muteka, membros do seu pelouro, os secretários provinciais do Movimento Nacional Espontâneo, administradores municipais e comunais, representantes de instituições públicas e privadas, estudantes, autoridades tradicionais e outros convidados.
Angop