João Miguel Nzenguele, F.C Namputu e Bairro Manga.
Por Daniel Zola "Diniux"
Estámos no último mês de 1976, o fundador da equipa de futebol mais popular daquele tempo na Damba, FC MUNDIAL, que compunha atletas vindo dos bairros Manga, Mbanza Mabubu, Vombo, Ngola Nova, Missão e Kinkossi, estava preocupado. O falecido Kiala Makumbani dito "Carraux Monté matebo", deficiênte físico e irmão menor do velho onze (11) tinha razão de inquietar-se, porque uma parte da sua equipa entraram em dissidência para formar o FC NAMPUTU. Os melhores jogadores como o guarda redes Manuel Manono, ( não confundir com o Manono pequeno "père Manono" que mais tarde veio a ser guarda redes do FC. Mundial nos anos 1980/82) o médio Malungo Kinzangi Mbuku "Malu" e os ataquantes Dickens, Tostão ya "Tos" (falecido), Vieux Ramos "o famoso infermeiro," e Estevão, sobrinho do velho Miguel Nkila, vão integrar a nova equipa. Alguns vieram do FC NZAZI, como Symbad (Bisneto do soba Namputu) e Djento do FC DANGEREUX. A sua impotência de resolver este problema era evidente, porque os dissidentes terão apoio incondicional de um dos homens poderoso e influente naquele tempo na Damba, João Miguel Nzenguele "Zenge-Zenge". Este decide de patrocionar a equipa que esta leva o nome do seu avó, o soba Namputo. Encontrou nesta equipa, a forma de honra-lo.

Entre os habitantes do Bairro Manga, o Governador da Província do Uíge, Paulo Pombolo.
Se O FC NAMPUTU, nunca conseguiu derrotar o Fc MUNDIAL , mesmo no seu próprio terreno no Mbanza mabubu, que era um pouco inclinado, porque o Carraux "but mystique" teria jurado em nome de todos matebos (demónios), que isto nunca aconteceria. Mesmo assim, a equipa sob direcção do Velho Nzengele, conheceu sucessos, ao ponto de se posicionar como uma das melhores equipas de Futebol no municipio.
Respeitava o velho Nzengele pelo seu carismo, generosidade, o seu amor pela localidade que lhe viu a nascer, pela disciplina e o sentido de organização.
Ele era também um grande pacificador, a união e a serenidade que reinava na sua residência era

A sua quinta no Bairro Manga, parececia como um "ranch" americano, rodeada de eucalíptos e pinheiros, vedado com murro de 2 metros de altura, tudo dentro pintado cor de rosa, tinha electricidade com gerador privado, o que era um pouco raro naquele tempo. Não esqueço quando um dia fomos fazer reportagem das fotográfias com o meu antigo mestre o velho Mitené-Russo que vive actualmente em Madrid, a hospitalidade pela qual fomos acolhidos.
Saliento que bairro Manga, era o bairro onde havia mais jovens na Damba, depois do Sala Mbongi, o ambiente era garantido. Os "vieux" Magie Montiro, Mombito, Miguel Da Costa (actual embaxador de Angola na Franca) Malungo Malu (petit Malu) Gaby Paquebot, Mpanzu (falecido), Baroza, Pys, Sila (falecido), Pithos, Garry, Gerry, Beza, Demas, Eduardo Nzenguele Zinga, André Zinga, Bernardo Zinga (já falecido), Ndofula, Zinga Moraux, Mathos , Miguel Mpanzu Nzengele "Dacko", Eduardo Nsiansoki, Zinga "Giros"(Falecido) , Nsakala Lunguani, actual delegado da Educação municipal da Damba, e...sobretudo o trio VIROMA (VIetnam, ROdrigues e MApangala "Paulo Pombolo actual governador provincial do Uige") a lista é longa, não é possivel lembrar todos. Era agradávél passar o tempo alí, o quintal do Velho Nzengele não faltava festas, e era quase impossível de penetrar dentro se não fosse convidado.
E as raparigas do Manga? verdadeiras "misses". Apesar da concorrência do famoso trio citado, era uma fonte inesgotável de raparigas bonitas. Nsimba (esposa de Magie Motiro) , Palmira Vata e as suas irmãs; Sanga Kyabuwa ( locutora da lingua kikongo na RNA); Masinda; Isabela e Mbele, filhas do Simoni Za Sangi; Nkemi e Námbwa a mais bonita, Teté, a mãe do Rio Mavuba (Futebolista do FC LILLE e da seleção Francesa) filhas do velho Manuel Muanza; Nvindu, Sofia, Makaya, filhas do velho Nzinga; Luengo, Jacquelina, Mpemba, filhas do alfaiate Gabriel "Mamona Mbwa"; Godé Ndilu ( a minha primeira esposa), Maketo e Mambwene, filhas do João Mbuku Kinzangi. Námbwa, Lumengo e Lusanu irmãs do Beza, filhas do Velho Ambrósio Adolfo; Langa, irmã do Vietnam; Helena e Sofia (deficiente físico) irmãs do Mathieu. E as filhas do próprio velho Nzengele? Sofia, Helena Mazekuilwa, Nsimba e Landu alias Chocolada?

E a equipa de futebol da segunda divisão da Damba, a chamada Vuvu ou Esperança ( também apoiado pelo velo Nzengele) dos goleadores André Zinga e Agostinho Kindundi Nkila "Lobeya", filho de outro comerciante, também famoso, Miguel Nkila. A vê-los jogar o futebol, era um prazer imenso. Sim ,Damba tinha a segunda divisão de futebol. As equipas de FC Elima, Zongo de Luvumbu Kudidia "Dauphin", Luzuanda, Sala Mbongi. Mas a equipa enquadrada pelo Velho Nzengele, segundo o meu ver, era o melhor e disciplinado.

O seu camião Mercedes denominado Masuwa (barco), que transportava mercadorias e pessoas nos mercados "Mazandus" do Tema, Kayiundo, Kenge, Masseke, etc... Lembro-me como se fosse ontém.

O bairro Manga em Ruínas ( Imagem de Miguel Nzenguele)
O nome do velho Nzengele jamais será esquecido, pelo contributo no desenvolvimento da Damba, em conjunto com os outros comerciantes( espero que um dia falaremos deles). Faço referência aos
comerciantes Daniel Malungo, Miguel Kila, Mudiaki, Magalhães da Silva, Moniz Mbunga, Mpiokosso, Alvez "Sans Loi", Lukau, Velho Sila, o filho do velho Flávio o mais conhecido por "Muana Fábio",
Afonso Dialamikwa, Mpanzu-Mpanzu, Mavuninu, velho Fonseca, Costa makamu, Kiameso da Silva, Afonso Ntoko, Moniz Nkandu, Porthos, Sebastião Ndinga, Kissinger, etc.

O infirmeiro José Makotelo e o atual soba do bairro Manga, Garcia. (imagem de M. Nzenguele)
Katuvilakaningi ko e atu etu a fwa, kiokio kinanga e kinkuku kietu.
Bosi tuvutuka kuna Ndamba.
Luzingu - Socorro