Início do ensino secundário na Damba.(2)
Por José Eduardo Oliveira Xavier.
Eu acho que os professores que abriram o ensino secundário na Damba foram o Professor António Panzu e o actualmente Jornalista da ANGOP José Eduardo Xavier (Língua Portuguesa) e só depois o número foi crescendo com a transferência dos outros do Uíje para a Damba, como o Manuel Tomás, Kwavita Waku, Marcelo Nlandu, Salay, João Baptista, os cubanos e outros de cujos nomes, e perdoem-me, não me recordo.
Edifício da escola do 2° nível do ensino de base na DAMBA(antiga missão católica).
O João Nicolau nunca foi professor na Escola Preparatória da Damba, mas sim na Escola Primária da Missão da Damba, quando veio de Maquela do Zombo.
Antes da abertura da Escola Preparatória da Damba existiu uma equipa de professores que se destinavam a integrar os concidadãos regressados do Congo Democrático e os superavam no domínio da língua portuguesa dos quais faziam parte Paulo dos Santos Júnior(Paulito) Miguel Kiame, António Panzu, José Xavier.
Nessa altura, o professor João se encontrava fora da Damba (Uíje ou Luanda) a definir o seu rumo e só mais tarde regressou já como professor da Escola Preparatória do Uíje e nunca da Damba.
Para mais dicas, estamos disponíveis.
En reacção do artigo: http://www.muanadamba.net/article-inicio-do-ensino-secundario-na-damba-85029538-comments.html#anchorComment.