Uíge - O governador da província do Uíge, Paulo Pombolo, deslocou-se hoje à comuna de Pete Kussu, município de Damba, onde constatou as condições de vida da população.
Na ocasião, o governante disse que o executivo está a dinamizar acções com vista a melhorar as condições sociais da população, iniciando com a reabilitação das estradas que ligam as sedes
municipais às comunas.
Paulo Pombolo sublinhou que a dinamização destas acções passa pelas visitas às comunas, tendo iniciado há dias com a sua deslocação à comuna de Quipedro, município de Ambuila, e ao Beu, município
de Maquela do Zombo.
Segundo o governante, o desenvolvimento da localidade de Pete Kussu, em particular, passa pela reabilitação total da estrada de 44 quilómetros, partindo da via de Maquela do Zombo.
"Será muito difícil trazer ao Pete Kussu qualquer projecto em prol da população, sem que a estrada seja reabilitada", acrescentou.
Paulo Pombolo apelou ao empreiteiro a aproveitar a época de cacimbo, com vista a concluir a obra.
Apesar da localidade de Pete Kussu beneficiar de água potável, o governante constatou que a vila carece de electrificação e de uma escola do primeiro ciclo.
O governador avaliou também as condições das localidades de Iocola e Macanda, que também necessitam de escolas devido ao elevado número de crianças.
Paulo Pombolo instou os jovens da região a engajarem-se nos estudos para que possam vir a contribuir para a reconstrução do país, sublinhando que o desenvolvimento de Angola requer o trabalho de
todos.
Durante a visita, o governador provincial do Uíge entregou um donativo à população composto por produtos alimentares, electrodomésticos, roupa usada, bicicletas, instrumentos de trabalho
(enxadas, catanas, limas), além de duas ambulâncias para o hospital da comuna e uma viatura para o administrador comunal.
Angop