No passado dia 12 de Novembro, um dos salões do Complexo Hotelário Mönvepick em Regensdorf, nos arredores do Zürich, na Confederação Helvética, acolheu a primeira reunião preparatória da Assembleia Geral dos ANADAMBA na diáspora.
Momentos antes do início da reunião, com Afonso Mbuta, D. Bongo Muanza e S. Kupessa.
A situação actual da Damba em geral, as formas e os meios de apoio para o desenvolvimento, o incentivo para o regresso dos dambianos às suas terras origem, constituiram a base do debate e deliberações. Com o estado lastimável que encontra-se Damba, urge a necessidade sensibilizar os nativos e amigos desta localidade para apoiar o seu desenvolvimento.
Com base nisto, os participantes decidiram realizar uma assembleia geral da Associação dos Naturais e amigos da Damba na diáspora, ANADAMBA, para eleição de uma direcção definitiva que vai coordenar os esforços convista apoiar o desenvolvimento da região.
Por estar situada nas proximidade dos paises europeus como : França, Luxemburgo, Bélgica, Holanda e Suiça, onde residem a maioria parte dos Mindambas da dispersação, a cidade da COLÓNIA na República Federal de Alemanha, foi escolhida para acolher a Assembleia da ANADAMBA na diáspora.
Tomando em conta as dificuldades economícas actuais e para dar tempo para a preparação da Assembleia, os participantes decidiram que a data será provàvelmente, o fim da semana pentecostal, no mês de Maio do próximo ano.
Serão convocados todos os nativos e amigos da Damba, espalhado em todos continentes, independentemente da afiliação partidária, do nível académico, da raça, da origem cultural, etc. Utilizar-se-á os meios de comunicação actuais para a convocatória.
O Presidente do Centro de Apoio para o Desenvolvimento de Angola, C. A. D. A, AFONSO MBUTA, foi indicado pelos participantes para dirigir a preparação da Assembleia.
Pedimos a plena cooperação de todos dambianos, sobretudo os residentes da cidade da Colónia.
KUNA DAMBA – BOSI TUVUTUKA
KUNA DAMBA-- HAVEMOS DE VOLTAR.
Muana Damba