DIOCESE DE MBANZA CONGO RECORDA DOM AFONSO NTEKA.
Bispo Afonso Nteka
O primeiro bispo da diocese de Mbanza Congo faleceu num trágico acidente aéreo ocorrido no município do Noqui, província do Zaire a 10 de Agosto de 1991.
Nesta terça-feira, em Mbanza Congo, foi realizada uma peregrinação em memória daquele que é considerado “um homem da Igreja”.
Na hora de lembranças, Dom Vicente Kiaziku, actual bispo da Diocese, falou da necessidade de continuar o programa traçado pelo malogrado.
“É uma figura que continua viva aqui no meio da diocese, no seio do povo da diocese de Mbanza Congo e não só. Era um bispo muito dinâmico, cheio de iniciativas e criatividade e marcou de tal forma o povo” – disse.
“Para mim também é um aspecto positivo. Estimula-me a seguir o exemplo que ele deixou, os planos que ele traçou. É importante para mim, como terceiro bispo, inspirar-me na acção, ao alegado, que Dom Afonso deixou como primeiro bispo” – acrescentou.
Por sua vez, o Frei Afonso André Teka, sobrinho do malogrado e religioso capuchinho fala da vivência desta data.
“Neste momento estamos a celebrar o décimo nono aniversário, a programação nestes dois últimos anos temos revivido este momento na terra sua natal.
Dom Afonso Teka faleceu, quando o helicóptero em que seguia, juntamente com uma comitiva do governo provincial do Zaire, se despenhou.
A delegação deslocava-se ao encontro de cidadãos angolanos que regressavam da República Democrática do Congo.
O bispo nasceu a 13 de Março de 1940, na localidade de Kazumbi, 20 Km a sul da vila de Damba.
Foi ordenado Padre da Ordem dos Capuchinhos a 5 de Setembro de 1971, depois da sua formação religiosa na Itália e na Bélgica.
Exerceu as também as funções de Padre Superior da Diocese do Uige e Mbanza Kongo. Com o desmembramento da diocese, foi nomeado Bispo da Diocese de Mbanza Kongo, no dia 8 de Novembro de 1984.
Apostolado