Confusão nas datas.
Para o Sr Ferreira que assistiu as repetidas ataques infrutíferas dos independentistas na Damba, nos informa que foram cinco ataques,(Batalha da Damba (3) ) mas não precisa datas. Se os ataques do 17 de Abril de 1961, o primeiro de todos e o do 31 de Maio, o ultimo ataque "suicídio" contra o Batalhão 88 do exêrcito português, não haver dúvidas, ignorámos, no entanto, a data dos tês ataques, um dos quais morreu o Padre Juan Pedro.
A redacção desta página, baseou-se na "cronologia da Guerra Colonial" da autoria do José Brandão, para situar o ataque em que o prelado católico foi assassinado, o dia 2 de Maio de 1961. Encontramos certos documentos que apontam o dia 20 de Maio. O Boletim Geral Ultramarino, não precisa data, embora fora escrito do dia 20 de Maio, o que descarta a probabilidade da manifestação violênta ter acontecido no mesmo dia.
Para Branquima Afonso Kituma, Dambiano de Kikumba-Lêmboa, que enviou-nos um comentário no O ataque do 2 de Maio no Boletim Geral Ultramarino. , onde afirma que: " Foi no dia 19 de Abril de 1961 e não 2 de Maio. O ataque do dia 19/4, ficou marcado pela morte do Padre João, ter sido atingido por disparo de arma de fabrico local/ KANHYANGULO, protagonizado por um nacionalista. Igualmente, nesta data foi detido e torturado o Soba Kituma quando saía numa reunião que teve lugar na Vila de Damba."
Se esta data for conrfimada, podemos concluir que o segundo ataque aconteceu dois dias depois do primeiro. Neste caso, o terceiro aconteceu no dia 2 de Maio e o quarto realizou-se no dia 20 do mesmo mês. Mesmo assim, estamos abertos a todas informações que vai nos ajudar ter a precisão quanto a cronologia dos ataques na Batalha da Damba.