Blocos operatórios arrancam com sete cirurgias no Bungo
Uíge - Sete cirurgias, três das quais cesarianas a igual número de mulheres que apresentavam complicações diversas no acto do parto, foram realizadas de 27 de Outubro a 19 de Novembro, no município de Bungo, 78 quilómetros a norte da cidade do Uíge.
A informação foi prestada hoje à Angop, pelo médico-cirúrgico Caiolo Mabana Amado, que disse terem registado ainda dois casos de mioma e um de hérnia.
Mostrou-se satisfeito com o facto de estarem a ser feitas operações naquela localidade, algo que apenas era possível no município de Negage e na sede da província do Uíge.
O autor das sete cirurgias disse que todas as operações ocorreram num clima de paz, tranquilidade e confiança, referindo que os pacientes pertencem ao município da Damba, a 110 quilómetros a
Norte do município de Bungo.
"Apesar de estarmos no início, as coisas estão a correr muito bem. Os munícipes e não só encontram-se satisfeitos, uma vez que em casos de cirurgia transportavam os seus familiares para outras
localidades, o que já não será possível acontecer", referiu.
Lamentou a escassez de algum material, como batas brancas, medicamentos, entre outros, assunto este já apresentado à administração local e à Direcção Provincial da Saúde.
Aconselhou as famílias a recorrerem às unidades sanitárias mais próximas, o mais rápido possível, antes do agravamento da doença, com vista ter-se o controlo do seu estado serológico.
No hospital do município de Bungo, construído de raiz com uma capacidade para internar 76 pacientes, labutam 48 enfermeiros e quatro médicos, distribuídos em diversas áreas, como pediatria, oftalmologia, farmácia, enfermarias, banco de urgência, blocos operatórios, pav e outros serviços.