Luanda - O Bispo da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (os tocoistas), Dom Afonso Nunes, defendeu sábado, em Luanda, que a aposta na educação justifica-se no facto de ser o factor
catalizador do processo de mudanças e transformações que se pretende, com vista a actualizar a informação e o conhecimento.
Ao presidir o acto que marcou o encerramento do I Simpôsio eclesial tocoista sobre a educação, o Bispo Nunes prometeu reatar o diálogo construtivo com o Ministério angolano da Educação, no quadro do protocolo de cooperação rubricado em Março de 2002, na perspectiva de cumprir as disposições estabelecidas a contendo das
partes.
Neste quadro, o Líder espiritual apelou aos responsáveis provinciais da sua congregação, particularmente nas localidades onde ainda não tem instituições escolares, nem espaços educativos para
programas de alfabetização, a redobrarem esforços no sentido de implementarem acções sócio-educativas, estabelecendo contactos com governos provinciais.
A Igreja tocoista possui uma rede escolar de mais de 40 instituições de Ensino distribuídas, nomeadamente em Angola (39 escolas) na República
democrática do Congo (3 escolas)e na República de São Tomé e Príncipe (uma escola primária e secundária).
Esse universo de 43 escolas comporta 16 mil e 311 alunos enquadrados 80 professores.
Em termos percentuais o número de escolas existentes em Angola representa 91%, o número de escolas em Luanda (15) representam 35% do total das
escolas, enquanto a província do Uige com 9 escolas represeta uma taxa de 215.
No domínio do Ensino superior, a Igreja tocoista tem em carteira vários projectos com vista a construção de Universidade e Institutos superiores itécnicos, estando em curso contactos com o
departamento ministerial competente do Executivo angolano para a concretização
desses projectos em tempo útil.
O I Simpósio eclesial tocoista sobre a educação, que decorreu de 18 a 19 Maio, no Centro de Conferências de Belas, albergou cerca de dois mil delegados provenientes das 18 províncias do
país.
Durante o evento foram debatidos 11 temas, tais como Realizações, constrangimentos e desafios da experiência docente-educativa (alfabetização, ensino primário e I e II ciclos do ensino
secundário, o perfil organizacional de uma escola cristã, atitude e comportamentos de um docente e gestor escolar cristão, os desafios da monodocência no ensino primário no âmbito da reforma
educativa, e bases legais do sistema educativo angolano.
Angop